Economia

Lucro da Restaurant Brands decepciona enquanto Burger King, Popeyes e Tim Hortons registram queda nas vendas em mesmas lojas

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Carro no estacionamento do Burger King à noite em Budapeste

A Restaurant Brands International divulgou nesta quinta-feira (8) resultados trimestrais abaixo das expectativas dos analistas, com receita e lucro menores, à medida que as vendas em mesmas lojas das redes Popeyes, Burger King e Tim Hortons caíram.

No entanto, a empresa já observa uma recuperação nas vendas. “À medida que entramos no segundo trimestre, esse impulso melhorou significativamente, então estamos vendo resultados absolutos melhores, o que nos dá confiança para navegar o restante do ano”, disse o CEO Josh Kobza à CNBC.

As ações da empresa operavam praticamente estáveis no pregão pré-mercado.

Confira os resultados divulgados pela Restaurant Brands em comparação com as expectativas de Wall Street, com base em uma pesquisa de analistas da LSEG:

  • Lucro por ação: US$ 0,75 ajustado vs. US$ 0,78 esperados

  • Receita: US$ 2,11 bilhões vs. US$ 2,13 bilhões esperados

A Restaurant Brands reportou lucro líquido atribuído aos acionistas de US$ 159 milhões no primeiro trimestre, ou US$ 0,49 por ação, abaixo dos US$ 230 milhões, ou US$ 0,72 por ação, registrados no mesmo período do ano anterior.

Excluindo custos relacionados à aquisição da Burger King China e outros itens, o lucro ajustado foi de US$ 0,75 por ação.

As vendas líquidas cresceram 21%, totalizando US$ 2,11 bilhões, impulsionadas pelo aumento da receita da Popeyes e da Firehouse Subs.

A empresa registrou um crescimento geral de 0,1% nas vendas em mesmas lojas. Segundo Kobza, desconsiderando o dia extra de 2024 (ano bissexto), o crescimento teria sido de aproximadamente 1%.

No entanto, as três maiores marcas da companhia apresentaram queda nas vendas em mesmas lojas no trimestre, frustrando as expectativas de Wall Street. Outras empresas de fast-food também relataram um início de ano difícil, impactadas pelo clima e por consumidores mais cautelosos em relação a hambúrgueres e nuggets.

A Tim Hortons, responsável por mais de 40% da receita trimestral total da Restaurant Brands, viu suas vendas em mesmas lojas caírem 0,1%, abaixo da estimativa de crescimento de 1,4% da StreetAccount. Um ano antes, a rede canadense de cafés havia registrado alta de 6,9%.

Segundo Kobza, a Tim Hortons “ganhou muito impulso” no segundo trimestre. Na segunda-feira, a rede lançou uma nova refeição matinal em parceria com o ator — e canadense — Ryan Reynolds.

As vendas em mesmas lojas da Burger King caíram 1,3%, mais do que a queda de 0,9% esperada. A unidade norte-americana da rede, que está em processo de reestruturação há mais de dois anos, registrou queda de 1,1%.

Já a Popeyes teve a maior retração do trimestre, com queda de 4% nas vendas em mesmas lojas, bem acima da expectativa de recuo de 1,8%. No ano passado, a Popeyes exibiu seu primeiro comercial no Super Bowl, o que impulsionou as vendas em mesmas lojas em 5,7% naquele trimestre. Neste ano, a rede optou por não anunciar no evento.

A demanda foi mais forte fora dos EUA e Canadá. O segmento internacional da Restaurant Brands registrou crescimento de 2,6% nas vendas em mesmas lojas.

A empresa reiterou sua previsão para 2025, afirmando que pretende investir entre US$ 400 milhões e US$ 450 milhões em despesas de capital consolidadas, incentivos para locatários e outros estímulos. A Restaurant Brands também manteve sua meta de longo prazo, que projeta crescimento médio de 3% nas vendas em mesmas lojas e de 8% no lucro operacional ajustado orgânico entre 2024 e 2028.

Imagem: Moreno Matkovic/Unsplash
Informações: Amelia Lucas para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo

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