Operação

Mercado de beleza de prestígio cresce acima da média global no Brasil

Publicado

on

Ulta Beauty; beleza de prestígio

O mercado de beleza de prestígio registrou crescimento de 13% no Brasil e na América Latina no primeiro semestre de 2025, superando a média global, segundo análise da Circana. A expansão regional foi impulsionada por Argentina e México, enquanto no Brasil o avanço foi de 13% em relação ao mesmo período de 2024, mas em ritmo mais moderado do que em anos anteriores.

O país representa cerca de um terço das vendas regionais e possui a maior penetração online da América Latina, com mais de um quarto do faturamento do setor. Apesar disso, o canal físico permanece como principal motor, apoiado pela abertura de novas lojas. Nos demais mercados, o comércio eletrônico cresce mais rápido, com expansão 1,5 vez superior ao canal físico.

De acordo com Ana Seccato, diretora comercial da Circana, há sinais distintos entre os países. “No Brasil, mesmo com um ritmo mais moderado, a base é consistente e sustentada por um equilíbrio saudável entre físico e online, refletindo um consumidor maduro e exigente. Na Argentina e no México, vemos um ímpeto de compra mais intenso, que não só eleva a média regional, como também evidência como hábitos e contextos locais moldam o desempenho do mercado”, afirmou.

As fragrâncias mantêm o protagonismo no mercado de beleza de prestígio, respondendo por 65% das vendas na América Latina e metade do canal seletivo no Brasil. O segmento cresceu 15% na região e 12% no Brasil, registrando o maior aumento de preços entre as categorias. No e-commerce brasileiro, os valores médios foram 15% superiores aos de 2024. Marcas de moda seguem correlacionadas ao desempenho em perfumes, enquanto marcas árabes tiveram crescimento de dois a três dígitos e ampliaram presença no mercado.

A maquiagem foi a categoria de maior crescimento no Brasil, com alta de 16% e participação de 30% nas vendas do canal seletivo. Marcas intermediárias, muitas delas digitais ou criadas por influenciadores, lideraram a expansão. O canal físico cresceu 1,6 vez mais que o online, com destaque para glosses, que representaram 13% das vendas. Kits de lábios, inspirados em tendências como o ombré lips, também ganharam espaço, com preços 50% maiores que os unitários. Na América Latina, a categoria avançou 11%, beneficiada pela entrada de novas marcas, especialmente de moda que passaram a oferecer maquiagem.

O skincare apresentou o menor desempenho na região, com alta de 6%, impactado pela migração para produtos mais acessíveis. No Brasil, entretanto, a categoria cresceu 13%, puxada por marcas asiáticas, de influenciadores e lançamentos, com destaque para balms e máscaras noturnas de lábios.

Nos cuidados capilares, o crescimento foi de 15% no Brasil, com predominância de produtos de tratamento e forte avanço de acessórios como secadores, escovas e massageadores para couro cabeludo, que tiveram alta de mais de 90%.

Segundo Seccato, a consumidora latino-americana mantém interesse por novidades, mas valoriza a experiência presencial. “Esse perfil híbrido, que transita com naturalidade entre o físico e o digital, desafia as empresas a desenvolverem estratégias omnicanal mais inteligentes e personalizadas, capazes de traduzir as particularidades de cada mercado em oportunidades reais de crescimento”, afirmou.

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *