• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Os 12 maiores erros que você não vai cometer ao contratar no varejo
Advertisement

Colunistas Design

Monomarca ou multimarcas: escolhas estratégicas que moldam o design da loja

Colunistas Franchising

Expansão de franquias: vale mais a pena crescer regionalmente ou nacionalmente?

Colunistas

Do arrependimento do negócio e consequências

InsightZ

InsightZ #38 - UGC com DNA de Gen Z: por que “conteúdo de gente de verdade” virou o novo mídia-base do varejo

Colunistas Design

Mais que um ponto de venda: lojas que funcionam como destinos sensoriais

Colunistas E-commerce

E-commerce brasileiro deve se inspirar nas possibilidades do TikTok Shop

Colunistas Design

O papel do design no bem estar corporativo

Colunistas NRF Paris 2025

Varejo direto de Paris!

Colunistas

Restaurante instalado em shopping center pode usar a sua cozinha para fazer delivery sob qualquer marca?

Colunistas

Os 12 maiores erros que você não vai cometer ao contratar no varejo

Nos processos seletivos, entrevistadores podem se deixar influenciar por opiniões e acabar contratando pessoas erradas

Publicado

2 anos atrás

on

8 de maio, 2023

Por

Daniel Zanco
taxa de desemprego

As pessoas são elemento fundamental no composto de varejo, uma indústria altamente dependente da habilidade do capital humano, tanto na gestão, quanto na operação de loja. Ao contratar no varejo, entrevistadores podem se deixar influenciar por opiniões preconcebidas ou tendenciosas e acabar contratando pessoas erradas ou mesmo ignorar candidatos desejáveis.

Muitos gestores ainda buscam atalhos e negligenciam o passo a passo necessário para selecionar o melhor candidato. Aqui estão alguns erros comuns que devem ser evitados:

1. Errar nos anúncios

Se a descrição e o anúncio das vagas que você veicula não passam corretamente as informações, restrições, exigências e o que de fato se espera do candidato, é pouco provável que se consiga muitos deles com o perfil realmente desejado.

Embora isso possa parecer uma questão menor, é notória a dificuldade de algumas empresas em especificar e detalhar exatamente do que se trata o emprego ou a vaga que foram abertos e, também, descrever o tipo de profissional que esperam contratar.

2. Dificultar o processo de candidatura

Se você for contratar no varejo e usar um processo de recrutamento que envolva a web, como é o caso na maioria das vezes hoje em dia, tente mantê-lo rápido e ágil. Muitas seleções acabam perdendo bons candidatos simplesmente por excesso de burocracia na inscrição ou falhas em sistemas de coleta de dados.

Os formulários devem ter poucos campos — atualmente, é possível importar informações do LinkedIn, por exemplo, com um único clique, ou mesmo permitir que o interessado anexe na sua candidatura arquivos com seu currículo, portfólio ou cartas de apresentação.

3. Ignorar sua intuição

Quanto mais eficiente a sua máquina de recrutamento estiver, mais candidatos em potencial você terá para escolher. Nestas situações, o seu olhar para o talento (identificar o brilho entusiasmado nos olhos de alguém, juntamente com a sua intuição) vai ajudá-lo a tomar a decisão final.

4. Não fazer a todos os candidatos as mesmas perguntas

Se você não fizer as mesmas perguntas a todos e conduzir cada entrevista da mesma forma, você corre o risco de não avaliar objetivamente cada candidato, o que tornará mais difícil a seleção de bons candidatos.

5. Avaliar todos os candidatos como excelentes ou inaceitáveis

Nem sempre é assim: preto no branco. Seja dedicado e faça avaliações minuciosas.

6. Avaliar candidatos com base nas suas impressões pessoais

Se você sentir imediatamente uma empatia pelo candidato, você pode acabar beneficiando-o, mesmo que não seja o candidato mais qualificado para a vaga.

7. Deixar que suas preferências pessoais interfiram

Desqualificar alguém com base em um traço físico ou de aparência pessoal, que não combinam com o seu estilo, não é razão para desclassificar um candidato. E você ainda corre o risco de problemas legais.

8. Avaliar positivamente pessoas parecidas com você, independentemente de suas qualificações profissionais

Certificar-se de que alguém pode se adaptar é importante, mas não busque cópias de si mesmo enquanto desconsidera outras qualificações.

9. Permitir que a boa impressão deixada por um candidato diminua as chances do próximo entrevistado

Se você encontrar um bom candidato, não se deixe influenciar negativamente com relação ao próximo candidato que você entrevistará. Dê a todos chances iguais.

10. Excluir candidatos que você acha que são “superqualificados”

Não diga “não” ao candidato. Não diminua o valor de uma posição de vendas só porque alguém tem experiência de gestão ou um diploma universitário. Se a remuneração é baseada em produtividade e a empresa oferece oportunidades de crescimento, você ficará surpreso com quem você pode atrair para a vaga.

11. Não checar referências

Nunca contrate sem checar referências. Se alguém mentiu em seu currículo, imagine o que poderia acontecer no trabalho? Sempre entre em contato por telefone com as pessoas que forneceram as referências, não por e-mail. Usando suas habilidades ao telefone, você pode conseguir que lhe digam mais do que você esperava.

12. Não dar aos candidatos a oportunidade de se defender de uma referência desfavorável

Às vezes, um ex-chefe guarda rancor em relação ao candidato. Se você achou que o candidato era digno de uma segunda entrevista antes da referência desfavorável, converse com esse candidato e dê-lhe uma chance de se explicar.

Recrutar e selecionar bem é base para contratar no varejo e construir um time vencedor . Invista tempo nessas atividades e comece com o pé direito.

Pense nisso e boas vendas.

Leia também: 

Loja física tem preferência de 61% dos brasileiros no Dia das Mães

Imagem: Freepik

 

Relacionados:
Próximo

Segmentação de usuários pode fazer a diferença no e-commerce

Não perca

Qual salário de um franqueado?

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
tiktok
E-commerce3 horas atrás

TikTok se consolida como ferramenta de descoberta de produtos e serviços entre jovens brasileiros

futuro do varejo
NRF Paris 20256 horas atrás

NRF Europe debate como a IA está acelerando o futuro do varejo

hiperpersonalização
NRF Paris 20256 horas atrás

Hiperpersonalização promete redefinir o e-commerce

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

TNG
Vídeos13 horas atrás

Podcast Central do Varejo #53: TNG

Fini
Franchising1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #52: Fini

Velocità
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #51: Velocità

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.