Inovação
PayPal passa a oferecer checkout na plataforma Perplexity
A PayPal ampliou sua integração com soluções de inteligência artificial ao permitir compras diretas dentro da plataforma Perplexity. A empresa já havia habilitado pagamentos instantâneos para usuários do ChatGPT e agora estende a funcionalidade para o modelo de IA da Perplexity, tornando lojistas de sua rede descobertos diretamente na ferramenta.
Consumidores nos Estados Unidos que utilizam a nova experiência de compras da Perplexity podem concluir transações sem sair da plataforma, utilizando verificação de identidade, proteção de compras e vendedores e processamento de pagamentos da PayPal. Entre os varejistas participantes estão Abercrombie & Fitch, Ashley Furniture, Fabletics, Adorama e Newegg.
A experiência de compras da Perplexity, baseada em IA generativa e agentes de IA, ajusta a descoberta de produtos conforme os detalhes da consulta do usuário. A plataforma mantém o contexto durante toda a busca, incluindo perguntas subsequentes. Segundo a empresa, um usuário que pergunta “Qual é o melhor casaco de inverno se eu moro em San Francisco e pego uma balsa para ir ao trabalho?” receberá recomendações alinhadas ao deslocamento informado. A ferramenta também registra buscas anteriores e identifica padrões, oferecendo resultados compatíveis com o perfil do consumidor.
A Perplexity cria cartões de produtos com informações relevantes para cada tipo de consulta, exibidos junto a especificações e avaliações.
“Estamos construindo para a próxima era do comércio ao conectar os pagamentos confiáveis da PayPal e a proteção ao comprador diretamente à experiência de compras impulsionada por IA”, disse Michelle Gill, gerente-geral de pequenas empresas e serviços financeiros da PayPal. “Nossa colaboração com a Perplexity é o ato inicial da inovação da PayPal no comércio para a era agentic. Esta é a continuidade do nosso compromisso de décadas em tornar o comércio orientado por IA contínuo e interoperável em todas as plataformas.”
Para marcar o lançamento e o início da temporada de compras de fim de ano, a PayPal anunciou um incentivo válido até 23h59 (ET) de 1º de dezembro de 2025. Clientes que concluírem sua primeira compra usando PayPal dentro da Perplexity receberão 50% do valor de volta, limitado a US$ 50.
“Consumidores e lojistas demandam uma experiência melhor de e-commerce na era da IA, uma que seja tão personalizada quanto contínua”, afirmou Dmitry Shevelenko, diretor de negócios da Perplexity. “Estamos animados em colaborar com a PayPal para levar o checkout instantâneo à nossa nova experiência de compras.”
Imagem: Divulgação
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

