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Pesquisa revela diferenças de consumo no varejo alimentar por faixa etária

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população mais velha; consumo

A Rock Encantech divulgou um levantamento sobre o comportamento de consumo no varejo alimentar brasileiro, com foco nas diferenças entre faixas etárias. A pesquisa analisou 89 milhões de transações realizadas por 10 milhões de consumidores entre janeiro e maio de 2025.

O estudo identificou as cinco categorias de produtos mais vendidas em oito grupos etários, desde pessoas com até 19 anos até aquelas com mais de 80. Entre os consumidores de até 49 anos, os biscoitos aparecem em primeiro lugar, com participações superiores a 5,4% nas compras. No entanto, esse item deixa de figurar no ranking a partir dos 60 anos.

Doces e ingredientes culinários ocupam a segunda posição entre consumidores de até 29 anos, com presença acima de 4,7%. A categoria também se mantém entre as cinco mais consumidas nas demais faixas etárias, com participação superior a 4%.

Em relação às bebidas, os refrigerantes permanecem estáveis em todas as idades, ocupando a segunda ou terceira colocação, com mais de 4,5% das transações. Já entre os consumidores com até 49 anos, o consumo de refrigerantes é ligeiramente menor, por conta da concorrência com sucos e água de coco, que superam os 4,4%.

Segundo Fernando Gibotti, vice-presidente de Varejo e Indústria da Rock Encantech, “a preferência pelos biscoitos é associada a lanches rápidos no trabalho ou em casa. Já a presença de vários tipos de bebidas aponta para a valorização do acesso a diferentes portfólios, que suprem demandas para momentos diversos”.

Mudanças no consumo com o avanço da idade

Nas faixas etárias mais altas, as frutas ganham relevância. Entre os consumidores com mais de 70 anos, essa categoria ocupa o primeiro lugar, com participação acima de 5,9%. O leite também se destaca a partir dos 60 anos, figurando entre as quatro categorias mais consumidas (mais de 4,4%) e alcançando a segunda posição entre os maiores de 80 anos, com mais de 5,7%.

As cervejas têm maior relevância entre consumidores de 40 a 79 anos, com participação superior a 5,2%. A categoria quase não aparece entre os consumidores com menos de 39 anos.

“O aumento do consumo de álcool se divide com alguns hábitos saudáveis”, disse Gibotti. “A preferência por frutas ressalta a escolha por uma alimentação nutritiva, enquanto a posição do leite indica um cuidado com a saúde óssea”, completou.

O executivo também destacou a importância da segmentação etária no planejamento do varejo. “A pesquisa comprova que a faixa etária é um fator crucial para o setor, revelando não só hábitos atuais dos consumidores, mas também tendências futuras. Pensando nisso, não há dúvidas de que os varejistas e marcas que ajustarem o portfólio, a comunicação e as estratégias de posicionamento para atender melhor a cada geração terão vantagem competitiva no mercado”, afirmou.

Imagens: Freepik e Divulgação

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