Inovação
Plataformas de conteúdo com IA: por que o seu feed pode ser o seu futuro

À medida que as redes sociais se tornam o novo mecanismo de busca, plataformas movidas por inteligência artificial estão entregando conteúdos personalizados gerados por usuários. Essa nova onda de plataformas impulsionadas por IA promete transformar inspiração em ação no dia a dia dos consumidores — mais rápido do que nunca.
A IA está sendo usada não apenas para gerar conteúdo, mas também para curar e redefinir materiais já existentes. Embora a inteligência artificial sempre tenha sido associada à criação de conteúdo, o próximo passo anda lado a lado com algo pelo qual a Geração Z é conhecida: o hábito de rolar a tela. Entre os jovens de 18 a 24 anos, 67% usam o Instagram como principal ferramenta de busca, seguido pelo TikTok, deixando o Google em terceiro lugar. Agora, em vez de criar material do zero, novas plataformas com IA estão utilizando vídeos do TikTok e do Instagram para transformar conteúdo gerado por usuários em experiências acionáveis.
Essa nova fase mostra que o conteúdo digital deixou de ser apenas entretenimento — agora ele é meio de descoberta e forma de vivenciar o mundo.
Leia também: O entretenimento está transformando as vendas no varejo e no franchising
As redes sociais são o novo solo fértil da IA
As redes sociais oferecem um volume quase infinito de conteúdo para essas plataformas de IA trabalharem. A quantidade de vídeos gerados por usuários no TikTok, por exemplo, é imensa e cobre praticamente qualquer tema. Para muitos usuários, esse acervo substitui os resultados de mecanismos de busca tradicionais. Seja para procurar restaurantes, avaliações de produtos, planos de alimentação ou destinos de viagem, os vídeos nas redes sociais refletem melhor o que os usuários realmente querem ver — muito mais do que os resultados do Google.
Hoje, as pessoas buscam dentro do conteúdo, e não apenas por conteúdo. Isso sinaliza uma mudança na expectativa: os usuários querem algo que vá além da inspiração — eles desejam replicar aquela experiência em suas próprias vidas. A IA está permitindo um novo nível de personalização, possibilitando que cada pessoa crie sua própria versão do conteúdo que consome online.
A inversão da dinâmica entre marcas e consumidores
Com essa mudança, a relação de poder entre marcas e consumidores também foi alterada. Em vez das marcas definirem como seus produtos devem ser usados ou percebidos, os consumidores estão moldando essa narrativa por meio das redes sociais e da IA.
Segundo dados da plataforma de publicidade Billo (2025), conteúdo gerado por usuários influencia as decisões de compra de 60% da Geração Z e 78% dos Millennials. Experiências genuínas compartilhadas por pessoas com as quais o público se identifica são altamente persuasivas. No entanto, momentos virais muitas vezes são esquecidos em poucos dias. Para as marcas, apenas viralizar já não é suficiente — é preciso fazer parte do cotidiano das pessoas.
Da inspiração à ação: a nova era da IA
O conteúdo gerado por usuários se tornou mais do que uma inspiração — virou algo que os usuários querem realmente realizar. As plataformas com IA estão aproveitando esse movimento para acelerar o processo e ajudar as pessoas a reproduzir aquele vídeo que as fez parar de rolar o feed e clicar em “salvar”.
Essas plataformas estão encurtando o caminho entre o que se vê na tela e o que se vive na prática. O engajamento agora é pessoal e relevante. O que antes terminava em curiosidade, agora termina em conversão. As plataformas que conseguirem transformar conteúdo em experiências reais — com agilidade — terão vantagem.
Antes de apresentar alguns exemplos de sucesso que já estão rodando no mundo, queremos entender como está o uso de ia no varejo brasileiro. Com o apoio da Zucchetti Brasil, a Central do Varejo está conduzindo a 2ª edição da pesquisa ‘Uso de IA no Varejo‘ e os respondentes recebem os resultados em primeira mão. Participe clicando aqui.
Agora que você já respondeu a pesquisa, vem conferir as principais plataformas de conteúdo com IA:
Sizzle transforma vídeos de receitas em lista de compras e planos de refeição

Reprodução: GDRUK
Com sede em San Francisco, a Sizzle é um app movido por IA que gera receitas e listas de compras com base em vídeos de culinária encontrados online, atuando como uma espécie de chef pessoal ou crítico gastronômico.
O objetivo é usar a IA para transformar inspiração em comida real, de forma personalizada. Basta o usuário adicionar um vídeo ou imagem do prato que quer reproduzir e o app cria a receita e a lista de compras, com medidas e opções para adaptar a receita conforme preferências alimentares ou dietas. Há ainda a possibilidade de pedir os ingredientes pelo Instacart ou Amazon Fresh.
A Sizzle também oferece planejamento de refeições com IA, considerando preferências alimentares, objetivos de saúde e o que já há na geladeira — com a ajuda da ferramenta Digital Pantry. Criadores de conteúdo também podem monetizar, ganhando comissões sobre os ingredientes vendidos quando os usuários seguem suas receitas.
Fundado por Alexa DaFonte, a Sizzle alcançou 100 mil usuários em apenas dois meses e meio após o lançamento, em março de 2025.
Airial Travel cria roteiros personalizados a partir de vídeos do TikTok

Reprodução: GDRUK
Lançado em 2025, o Airial Travel é uma plataforma de planejamento de viagens com IA baseada em San Francisco. Fundado por ex-engenheiros do Google e da Meta, o app transforma vídeos de viagem do TikTok e Instagram em roteiros personalizados e editáveis, em segundos.
Voltado para Geração Z e Millennials, que preferem conteúdo curto para planejar viagens, o usuário insere um vídeo e o app identifica localizações, experiências e restaurantes mostrados. Com base nisso e nas preferências do usuário (orçamento, duração da viagem, restrições alimentares, estilo de viagem etc.), um plano completo é gerado com links para reservas.
Também é possível criar um roteiro apenas conversando com a IA. O app traz tempo de deslocamento, resenhas, alternativas e dados em tempo real. A linguagem natural do chatbot torna o planejamento ainda mais pessoal e fácil.
Particle: o app de notícias que colabora com o jornalismo

Reprodução: GDRUK
Desenvolvido por ex-engenheiros do Twitter, o Particle é um aplicativo de notícias com IA que busca criar um papel mais colaborativo entre tecnologia e jornalismo.
O app vai além de resumos e entrega ferramentas inovadoras para explorar as notícias em profundidade, com links diretos para as fontes originais logo abaixo dos resumos gerados por IA. Parceiros como Reuters, AFP e Fortune já fornecem conteúdo via API, com destaque visual especial no app.
A plataforma ainda oferece funcionalidades como modo “Explique como se eu tivesse 5 anos”, resumos objetivos, áudio, tradução e extração de citações e fontes.
O Particle pretende equilibrar a praticidade da IA com valorização do conteúdo jornalístico profissional.
Doppl: provador virtual com IA do Google

Reprodução: GDRUK
Lançado em junho de 2025, o Doppl é um aplicativo com IA da Google que permite que usuários testem virtualmente roupas em seus próprios corpos com apenas uma foto de corpo inteiro.
Utilizando IA generativa e renderização avançada, o app simula caimento, textura e movimento da roupa. O usuário envia uma selfie e uma imagem de uma peça de roupa (de lojas online, redes sociais ou fotos de amigos), e a IA da Gemini exibe a roupa vestida no corpo da pessoa, com simulação realista de movimento.
É possível filtrar por tamanho, cor e orçamento. O app usa o Shopping Graph da Google, com mais de 50 bilhões de itens, e alerta quando um produto atinge o preço desejado. A integração com o Google Pay permite compra instantânea.
O Doppl reduz a incerteza sobre caimento e estilo — sem precisar entrar no provador.
TripMatching da Expedia transforma Reels em viagens completas

Reprodução: GDRUK
Lançado em maio de 2025, o TripMatching é um recurso da Expedia que permite transformar Reels do Instagram em roteiros de viagem prontos para reserva. A funcionalidade está disponível nos EUA.
Basta enviar o vídeo desejado para a conta da Expedia no Instagram. Em resposta, o usuário recebe um itinerário gerado por IA com opções de viagem baseadas no conteúdo visual. O roteiro pode ser revisado e reservado diretamente com os links fornecidos.
O recurso ajuda influenciadores a monetizar seus conteúdos e usuários a agirem imediatamente com base na inspiração. A Expedia ressalta que a IA ainda pode cometer erros, mas a inovação representa o futuro do planejamento de viagens com IA integrada à descoberta nas redes sociais.
Imagens e Informações: GDRUK