Economia
Prejuízo do Magalu dispara 142% e atinge R$391 mi no 1º trimestre
Segundo a companhia, resultado negativo teve influência da alta taxa básica de juros brasileira e de despesas financeiras sazonais
No primeiro trimestre de 2023, o prejuízo do Magalu chegou a R$391,2 milhões, representando um aumento de 142,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo matéria do InfoMoney. O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) foi de R$324,1 milhões, uma queda de 4,5% na comparação anual, e a margem Ebitda registrou uma redução de 0,3 ponto percentual, passando de 3,9% para 3,6%.
A divulgação dos resultado vem em um momento em que a taxa básica de juros brasileira está em 13,75% ao ano, o que segundo a companhia influenciou o faturamento, juntamente com as despesas financeiras sazonais. A empresa também afirma que alcançou sua maior participação de mercado no comércio eletrônico durante o trimestre.
No último ano, o Magazine Luiza fechou 175 pontos físicos, incluindo nove lojas, um centro de distribuição e o restante eram quiosques. No primeiro trimestre, foram fechados 37 quiosques, mas nenhuma loja. Os custos do fechamento do centro de distribuição foram concentrados nesse primeiro trimestre, sendo que o fechamento já estava planejado devido à proximidade com a unidade de Gravataí (RS), segundo a empresa.
Por outro lado, mesmo com o prejuízo do Magalu crescendo, o faturamento total, incluindo o marketplace, também teve um crescimento de 10,1%, alcançando R$15,55 bilhões. As vendas do comércio eletrônico, incluindo o marketplace, aumentaram 11,1% no trimestre, totalizando R$ 11 bilhões. Houve um crescimento de 7,5% nas lojas físicas, enquanto no ambiente digital, o destaque foi o crescimento de 19,4% no marketplace e vendas de R$ 4,4 bilhões.
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