Operação
Rede de restaurantes TGI Fridays entra com pedido de recuperação judicial nos EUA
A rede de restaurantes TGI Fridays entrou com um pedido de recuperação judicial no sábado (2), afirmando estar buscando maneiras de “garantir a viabilidade a longo prazo” da marca após o fechamento de muitas de suas unidades este ano.
O presidente executivo da TGI Fridays, Rohit Manocha, afirmou que o “principal fator dos nossos desafios financeiros foi a COVID-19 e nossa estrutura de capital”.
As redes de restaurantes que oferecem refeições no local têm enfrentado dificuldades mais amplas nos últimos anos, à medida que os clientes optam por delivery ou por visitar redes de fast-food mais sofisticadas, como Chipotle e Shake Shack.
Fundada em 1965, a popularidade da TGI Fridays atingiu o auge em 2008, com 601 restaurantes nos EUA e um faturamento de US$ 2 bilhões, segundo Kevin Schimpf, diretor de pesquisa de mercado da Technomic. As vendas nos EUA em 2023 foram de US$ 728 milhões, uma queda de 15% em relação ao ano anterior, de acordo com a Technomic.
Atualmente, a rede conta com 163 restaurantes nos EUA, uma redução em relação aos 269 do ano passado. Em janeiro, fechou 36 unidades e várias outras nas últimas semanas. No Brasil, a marca conta com 8 unidades.
A TGI Fridays Inc informou que possui e opera apenas 39 restaurantes nos EUA, uma pequena fração dos 461 restaurantes com a marca TGI Fridays ao redor do mundo. Uma entidade separada, a TGI Fridays Franchisor, detém a propriedade intelectual e licenciou a marca para 56 proprietários independentes em 41 países. Essas unidades permanecem abertas.
Leia também: Master Franquia: o que é e como funciona o modelo?
Imagem: Reprodução / tgifridaysbr.com.br
Informações: The Guardian
Tradução livre: Central do Varejo