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Revisão no segundo semestre para empresas pode transformar desempenho

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O segundo semestre para empresas é visto como um ponto estratégico para reavaliar planos de gestão. Além de possuir a maior parte das grandes datas do varejo, o segundo semestre é o momento de pensar no que deu certo e o que não funcionou até esse momento do ano.

Para Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, especializada em gestão de negócios, esse é o momento ideal para reforçar a missão institucional, revisar indicadores e alinhar profissionais. “Definir metas específicas, mensuráveis e conectadas à missão da clínica é fundamental para corrigir rotas e consolidar uma cultura voltada a resultados consistentes”.

O especialista defende que o planejamento deve ir além do papel. “Programas de desempenho e motivação são fundamentais para manter profissionais engajados e produtivos, reduzindo o turnover e elevando a qualidade do atendimento. Quando a equipe entende o impacto de seu trabalho no resultado final, cresce o engajamento e a motivação”.

Outro aspecto central é o monitoramento de indicadores de desempenho. Verificar o que os concorrentes estão fazendo, quais estratégias de marketing deram certo e o índice de satisfação do cliente e rentabilidade dos produtos/serviços são métricas que permitem ajustes ágeis e decisões mais precisas.

“Quando as métricas são bem definidas, é possível corrigir estratégias e reconhecer as conquistas das equipes. Empresas que investem em planejamento estratégico tornam-se mais resilientes às mudanças do setor. Um semestre bem estruturado pode transformar o desempenho da instituição, pois o planejamento é a ponte entre a intenção e o resultado”, afirma Feltrim.

Como definir metas estratégicas no segundo semestre para empresas:

  1. Revise missão e valores

Verifique se os objetivos da empresa ainda estão alinhados à sua identidade organizacional. Isso evita desconexão entre discurso e prática.

  1. Estabeleça metas específicas e mensuráveis

Defina indicadores claros, como tempo médio de atendimento ou taxa de retorno de clientes. Metas vagas dificultam o acompanhamento.

  1. Acompanhe indicadores de desempenho

Utilize métricas como absenteísmo, satisfação do cliente e rentabilidade por serviço para corrigir rotas em tempo real.

  1. Engaje a equipe

Compartilhe metas com todos os colaboradores e promova reuniões periódicas de feedback. Isso aumenta o senso de pertencimento e reduz a rotatividade.

  1. Invista em tecnologia de gestão

Sistemas de atendimento inteligentes, omnichannel e ferramentas de automação elevam a eficiência do negócio.

  1. Promova benchmarking

Observe boas práticas do setor e adapte-as à sua realidade. Instituições que aplicam benchmarking aumentam em até 15% sua eficiência operacional.

Para Feltrim, o diferencial de uma revisão bem feita está na escala, grandes empresas exigem indicadores mais robustos pela complexidade das operações, enquanto que as menores devem priorizar poucas métricas bem acompanhadas.

Imagem: Freepik

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