Connect with us

Economia

Setor de serviços fica estável em maio

De acordo com IBGE, depois de dois meses de alta, volume de serviços não varia (0,0%) no mês

Published

on

No mês de maio, o volume do setor de serviços se estabilizou, ou seja, variou 0,0%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Essa estabilização ocorreu depois de dois meses de alta, resultando em acumulado de alta de 1,0%. Em comparação anual, com maio de 2023, a alteração foi de 0,8%.

Nos últimos 12 meses, o setor de serviços cresceu 1,3%, e no acumulado do ano, 2,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Apesar da variação nula, houve disseminação de taxas negativas tanto em termos setoriais, como em termos regionais”, diz Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa (Via IBGE).

Em relação às categorias de serviços prestados, houve predomínio de baixas, com destaque para transportes (-1,6%), seguido de informação e comunicação (-1,1%) e de outros serviços (-1,6%). Em contrapartida, os serviços prestados às famílias (3,0%) e os profissionais, administrativos e complementares (0,5%) tiveram resultados positivos no mês.

Em relação à alta do setor de serviços prestados às famílias, Lobo comenta: “A ocorrência do Dia das Mães pode ter ajudado a explicar esse avanço, por conta de um movimento maior de pessoas que saem para comer fora de casa em reuniões familiares. Além disso, aconteceu o show da Madonna no Rio de Janeiro e eventos de grande magnitude, com grande fluxo de pessoas, costumam impactar essa atividade econômica”, explica o pesquisador.

Entre os 27 estados brasileiros, 19 tiveram queda no setor de serviços em maio. A maior retração foi de Minas Gerais (-2,9%), seguida por Santa Catarina (-3,6%), Bahia (-4,1%), Maranhão (-8,7%) e Distrito Federal (-2,1%).  Por outro lado, Mato Grosso (6,2%) teve a principal contribuição positiva, seguido por Tocantins (27,7%), Rio Grande do Sul (0,6%) e Paraná (0,4%). Já São Paulo (0,0%) acompanhou o índice nacional de estabilidade.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *