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Economia

Setor varejista asiático prospera em meio à predominância do e-commerce

Vestuário, acessórios, decoração e mobiliário já mostram sinais de recuperação

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O setor varejista asiático está testemunhando um ressurgimento à medida que os compradores retornam às lojas durante as temporadas de férias, em meio à crescente predominância do e-commerce, relatou a KPMG.

“Embora o comércio eletrônico e as plataformas digitais tenham se tornado mais populares na China e no Sudeste Asiático, as compras físicas ainda são uma parte importante da experiência do consumidor”, observou o relatório. “Há sinais de recuperação em vários setores, desde vestuário e acessórios até decoração e mobiliário para casa”, acrescentou.

Globalmente, o setor varejista continua vulnerável a dificuldades e falências devido a mudanças rápidas, comportamento volátil do consumidor e altos custos de capital, especialmente em tempos de recessão. O ano de 2023 testemunhou um crescimento constante nas vendas no varejo, embora tenham ficado aquém da tendência de inflação ano a ano.

Itens essenciais viram crescimento, mas as vendas de bens discricionários e de alto valor permaneceram contidas. À medida que as medidas de apoio à pandemia foram reduzidas, a inflação e a incerteza econômica prejudicaram o sentimento do consumidor, levando a preços mais altos e a uma queda nas compras discricionárias durante a recente temporada de férias.

Do lado da oferta, a disponibilidade restrita de capital e as medidas fiscais apertadas levaram a um aumento nas falências, principalmente na América do Norte. Os estoques elevados pós-Covid aumentaram os custos operacionais, levando a descontos para limpar o estoque.

Segundo o Índice de Desempenho Financeiro (FPI) da KPMG, o desempenho do setor de mercados consumidores caiu para 93,91 no 4º trimestre de 2023, ante 94,49 no 3º trimestre de 2023. A temporada de férias impactou a América do Norte e a África, enquanto a Europa enfrentou desafios geopolíticos. A América do Sul e a Ásia viram declínios devido a fatores macroeconômicos. Singapura viu o declínio mais acentuado, com 9%, enquanto o Canadá experimentou crescimento de 9%.

Olhando para o futuro, o mercado varejista enfrenta desafios como escassez de liquidez e vencimentos de dívidas, com certos sub-setores se saindo melhor do que outros. Enquanto isso, o relatório também observou tendências emergentes, incluindo mudanças nas reações às falências, desafios enfrentados pelos modelos Buy Now, Pay Later e o surgimento de experiências de compra impulsionadas por inteligência artificial.

 

Imagem: Envato
Tradução por Central do Varejo com informações da Retail Asia