Economia

Supermercados esperam aumento de 15% nas vendas de bebidas no carnaval

Veja cinco dicas para supermercados durante o feriado aumentarem as vendas

Publicado

on

Close em garrafas de cerveja na prateleira do supermercado

Close em garrafas de cerveja na prateleira do supermercado

Conforme o carnaval se aproxima, diversos setores se preparam para colher os frutos desses dias de celebração – e os supermercados não ficam atrás disso. Em cidades onde o feriado é celebrado, há grande movimentação de foliões, bloquinhos e desfiles, o que gera um maior consumo de alimentos e bebidas. Em clima de festa, as pessoas estão mais dispostas a consumir bebidas alcóolicas e a se divertir.

No Rio de Janeiro, onde o carnaval é destaque, a movimentação financeira estimada é de R$ 4,5 bilhões na economia local, de acordo com o governo do estado. Esse investimento não é somente aplicado ao varejo, mas o setor está entre um dos mais afetados pela movimentação das cidades. Na cidade maravilhosa haverá recorde de blocos de rua e mais de 10 mil ambulantes registrados, segundo a prefeitura.

Dentro desse contexto, o economista e especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas aponta que as bebidas alcoólicas e as carnes, devem apresentar um aumento nas vendas, atingindo uma média entre 10% e 15%. Segundo a Nielsen, com a estabilidade da produção, apesar dos impactos no agro, há uma expectativa de melhora acentuada nas vendas de cerveja no primeiro trimestre de 2024.

O especialista destaca que diversos produtos devem ter alta nas vendas durante a data. “Não são só as bebidas alcoólicas e as carnes que são muito consumidas durante o carnaval. Biscoitos, aperitivos, comidas prontas e congeladas também têm uma boa saída nessa época. Os foliões querem praticidade na hora de repor a energia gasta com a festividade. Por isso, é importante os supermercadistas se abastecerem com esses alimentos de consumo rápido”, diz Rosadas.

O especialista apresenta cinco dicas para os supermercados se preparem para as vendas nesse período. Acompanhe:

Análise do desempenho do carnaval passado

O primeiro passo é personalizar a experiência de compra de acordo com a localidade e entender o perfil do público que frequenta a loja nesse período festivo. Além disso, é preciso realizar uma análise do desempenho do carnaval anterior para se adaptar às demandas sazonais. Conforme destaca o especialista Leandro Rosadas, analisar o histórico de vendas é importante. A consistência nas estratégias de estoque é a chave para atender às expectativas dos consumidores e evitar lacunas de oferta durante o pico da demanda”, disse.

Preparação da loja e destaque de produtos

A preparação da loja ganha destaque como parte fundamental da estratégia de vendas. Os supermercados devem usar e abusar de estratégias inovadoras, como a criação de áreas temáticas, como o ‘cantinho do churrasco’ no açougue, e o destaque de produtos de consumo rápido em locais estratégicos. Leandro ressalta: “destacar produtos com merchandising atrativo, como cartazes amarelos chamativos, pode gerar um aumento significativo nas vendas, mesmo para itens mais caros.”

Adaptação ao clima favorável de carnaval

Outro ponto importante é a análise das condições climáticas. Compreender que um período festivo ensolarado pode impulsionar as vendas, principalmente em bebidas. O especialista enfatiza: “a capacidade de se adaptar ao clima é uma habilidade valiosa para os supermercadistas durante o carnaval. Aproveitar o sol pode resultar em ganhos significativos.”

Kits prontos

Criar kits pré-montados com itens essenciais para festas de carnaval, como aperitivos, bebidas e decorações. “Facilitar a vida do cliente com kits prontos é uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas, especialmente para aqueles consumidores que buscam conveniência”, afirma o economista.

Experiências sensoriais na loja

Incorporar experiências sensoriais na loja, como música temática, aromas agradáveis e amostras de produtos pode fazer toda a diferença. “Estimular os sentidos dos clientes pode criar uma atmosfera envolvente que os incentiva a explorar mais e aumentar as compras impulsivas”, explica Rosadas.

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *