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Tomate: da horta a ícone cultural

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Tenho vindo a reparar que o tomate está se tornando um ícone cultural. Está presente em cada vez mais manifestações, desde moda, decoração, design até eventos. 

Em lifestyle, com variados moodboards “Tomato Summer Girl“, uma tendência inspirada na vida mediterrânica e regiões costeiras, que se tornou viral nas redes sociais no verão europeu de 2023, mas, ainda hoje, é celebrado. É sobre desacelerar, saborear os momentos simples da vida e apreciar as coisas autênticas, ligadas à natureza e o prazer da boa comida. Representa uma forte ligação com ingredientes naturais como o tomate, ervas aromáticas, azeite. Simboliza mesas postas ao ar livre sob a luz do sol.

tomate

imagem: criação própria

O tomate também ganha protagonismo em inúmeras expressões culinárias e, claro, nas famosas “Heirloom Tomato Flights“, particularmente populares no TikTok.

tomate

imagem: TikTok

Estes movimentos de cultura são o reflexo de várias tendências convergentes. Por um lado, a redescoberta da natureza como plano de fuga de um mundo cada vez mais digital, por outro a valorização da naturalidade e produtos locais. Mas também a estética “farm to table” que evoca autenticidade, simplicidade e a ligação à terra e o crescimento da cultura de comida enquanto experiência visual e estética.

imagem: Instagram

Outra particularidade do tomate é o fato de, apesar da sua simplicidade, ter uma versatilidade simbólica muito interessante para explorar: a sua cor dominante sugere vida, alegria, energia; a palete de outras cores, tamanhos e formatos convida a diferentes interpretações culinárias e quando descontextualizado (usado fora do seu universo natural), surpreende e cativa. 

Um excelente exemplo deste último ponto é o caso da Loewe, que tem uma relação bastante inusitada com o tomate. 

Tudo começou em junho de 2024, quando uma pessoa publicou uma foto de um vistoso tomate heirloom. Outra pessoa comentou a imagem com a frase “Este tomate é tão Loewe que não consigo explicar”. O tweet rapidamente se popularizou e a comunidade concordou que a forma e a estética do tomate encaixava, de fato, na linguagem de design divertida da marca.

A marca rapidamente reagiu e após alguns dias, publicou um vídeo de uma mala clutch em formato de tomate, replicando perfeitamente as ranhuras e o brilho da variedade em questão. Essa rápida reação a um comentário divertido nas redes sociais através da criação de um artigo de moda de luxo gerou um enorme buzz.

A partir desse momento, o tomate tornou-se num símbolo recorrente da marca:

🍅 Tomato Clutch: a bolsa que deu início a tudo;

🍅 Pequenos acessórios em forma de tomate;

🍅 Tomato Leaves Home Fragrances: velas, ambientadores e sabonetes com o aroma fresco e verde das folhas de tomate;

🍅 E até um balão de ar quente em forma de tomate! A marca elevou (literalmente) esta “obsessão”, quando em final de maio/início de junho de 2025 – um ano depois – levou um balão de ar quente gigante em forma de tomate a sobrevoar os céus da Capadócia.  

imagem: Loewe

O tomate já não é apenas um fruto. É um ícone cultural que se alinha com a procura por naturalidade e estética visual. É precisamente na sua dualidade – ser familiar e, ao mesmo tempo, original – que reside o seu grande potencial para expressão cultural.

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*Elisabete Galiano é formada em Gestão e conta com mais de 18 anos de experiência em Marketing no setor de FMCG (Fast Moving Consumer Goods). É Head of Strategic Plant Based Food Category na Sumol Compal, empresa líder no mercado de bebidas não alcoólicas em Portugal. Reside em Lisboa e tem um interesse especial por marcas, inovação e tendências.

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