Inovação
Walmart permitirá compras diretamente pelo ChatGPT

O Walmart é o mais recente varejista norte-americano a firmar parceria com a OpenAI para permitir que os usuários do ChatGPT comprem produtos da marca diretamente pelo aplicativo do chatbot.
A gigante do varejo anunciou que a colaboração com a desenvolvedora do modelo de inteligência artificial generativa possibilitará que clientes do Walmart e do Sam’s Club realizem compras dentro do ChatGPT, sem sair da plataforma.
O recurso utilizará o “instant checkout”, nova funcionalidade lançada pela OpenAI que permite descobrir, navegar e comprar produtos de varejistas parceiros diretamente no ambiente do ChatGPT.
Ao anunciar a novidade, o Walmart afirmou que está inaugurando uma nova geração do varejo, combinando seu vasto portfólio de produtos, preços baixos e agilidade na entrega com o poder da inteligência artificial.
“Há muitos anos, as experiências de compra online se resumem a uma barra de busca e uma longa lista de resultados de itens”, disse Doug McMillon, presidente e CEO do Walmart Inc. “Isso está prestes a mudar. Uma experiência nativa de IA está chegando: multimídia, personalizada e contextual. Estamos avançando em direção a esse futuro mais prático e prazeroso com o Sparky e por meio de parcerias como este importante passo com a OpenAI.”
Outros varejistas, como a Shopify e a Etsy, já haviam lançado experiências de compra no ChatGPT utilizando o Instant Checkout.
A experiência de compra do Walmart no ChatGPT usará as capacidades de aprendizado de máquina do modelo de IA para aprender, planejar e prever as compras dos clientes, ajudando os consumidores a antecipar suas próprias necessidades. Os usuários poderão conversar e comprar, enquanto o Walmart cuidará de todo o processo.
A empresa chama esse novo modelo de “agentic commerce”, uma forma de comércio digital em que as buscas por palavras são substituídas por conversas em linguagem natural, com sugestões e previsões dinâmicas das necessidades do cliente.
O conceito se baseia nos agentes de IA, uma evolução da inteligência artificial generativa que vai além das respostas preditivas, analisando grandes volumes de dados quase em tempo real e tomando decisões automaticamente com base nos resultados.
O Walmart vem desenvolvendo soluções de IA há vários anos tanto para clientes quanto para colaboradores. Um exemplo é o botão “Ask Sparky” em seu aplicativo móvel, que permite aos consumidores encontrar produtos, sintetizar avaliações e fazer buscas em linguagem natural em todas as categorias.
Além disso, o varejista está lançando um novo programa de certificação em IA da OpenAI por meio da Walmart Academy, que treina funcionários e gerentes das lojas.
“Hoje, Walmart e Sam’s Club utilizam IA em todas as áreas do negócio”, afirmou Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI. “Não se trata apenas de agir rápido, mas de agir de forma mais inteligente e com propósito. A empresa está aplicando IA para tornar cada experiência de compra mais conveniente e recompensadora.”
Com sede em Bentonville, Arkansas, o Walmart opera mais de 10.750 lojas e diversos sites de e-commerce em 19 países.
Imagem: Divulgação
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo