Operação
Zamp, dona do BK no Brasil, assume operações do Subway
A operadora de redes de fast food Zamp, controladora do Burger King no Brasil, anunciou nesta segunda-feira (16) um acordo com a Subway Internacional para desenvolver a operação das lojas da rede de sanduíches Subway no país. O contrato depende de aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), informou a Zamp.
Até dezembro de 2023, a operação da Subway no Brasil era conduzida pela SouthRock, grupo atualmente em recuperação judicial. Com a rescisão do contrato de máster franquia, a Subway Internacional assumiu o controle por meio de uma afiliada local. Segundo comunicado da Zamp, a operação acordada com a Subway Internacional “não envolve o Grupo SouthRock” e “não depende de aprovações relacionadas à recuperação judicial da empresa”.
Em junho, a Zamp, que já controla as marcas Burger King e Popeyes no Brasil, também anunciou a aquisição das operações brasileiras da rede de cafeterias Starbucks, anteriormente administrada pela SouthRock. O valor do acordo foi de R$ 120 milhões, sujeito a ajustes. A conclusão desta aquisição ainda depende de condições como a aprovação judicial relacionada à recuperação da SouthRock e o aval do Cade.
Grupo SouthRock, antigo controlador da rede, entrou em recuperação judicial
O grupo SouthRock, que até o ano passado era responsável pelas operações do Starbucks, Subway e Eataly no Brasil, entrou com pedido de recuperação judicial em novembro após registrar dívida de R$ 1,8 bilhão. À época, a empresa citou a “alta instabilidade no país” e a “volatilidade da taxa de juros”, além dos desdobramentos da pandemia da COVID-19, como fatores preponderantes para a queda nos resultados.
Imagem: Unsplash