Inovação
Apple lança novo estudo interno focado na criação de óculos inteligentes
Após anunciar o Vision Pro no ano passado, a Apple está explorando mais maneiras de oferecer conteúdo de AR (realidade aumentada) e VR (realidade virtual) aos usuários – e a ideia de óculos inteligentes parece estar crescendo dentro da empresa. Um relatório da Bloomberg, divulgado na segunda-feira (4), revelou que a Apple está conduzindo um novo estudo interno focado no desenvolvimento de óculos inteligentes.
Segundo o relatório, a iniciativa é conhecida internamente como “Atlas” e teria começado na semana passada, com funcionários da Apple dando feedback e opiniões sobre óculos inteligentes. O grupo responsável pela iniciativa enviou um e-mail a funcionários selecionados, confirmando os estudos sobre produtos nesse segmento.
“Testar e desenvolver produtos que todos possam amar é muito importante para o que fazemos na Apple. Por isso, estamos procurando participantes para se juntar a nós em um próximo estudo com óculos inteligentes do mercado atual”, diz o e-mail.
Conforme detalhado pela Bloomberg, a Apple costuma reunir grupos secretos quando planeja lançar uma nova categoria de produto. A empresa prefere coletar feedback de seus funcionários, em vez de clientes, para manter seus planos em sigilo. O estudo sugere que a Apple quer avançar com a ideia de desenvolver seus próprios óculos inteligentes.
Óculos inteligentes Meta Orion
Esta não é a primeira vez que rumores indicam que a Apple considerou criar óculos inteligentes. No entanto, a ideia parece estar amadurecendo dentro da empresa. Embora o Vision Pro custe US$ 3.499 e não seja um enorme sucesso, a Meta tem obtido bons resultados com seus óculos inteligentes criados em parceria com a Ray-Ban.
Os óculos Ray-Ban Meta não são tão avançados quanto o Apple Vision Pro, pois nem mesmo possuem uma tela. Mas os usuários ainda podem ouvir músicas, atender chamadas, falar com um assistente de IA e capturar fotos e vídeos com os óculos. Como o Vision Pro é muito caro e pesado, a Apple parece querer criar óculos mais baratos e leves para o público em geral.
Há alguns meses, a Meta revelou seu último projeto, chamado “Orion,” que é um par de óculos com projetores Micro LED embutidos nas armações para exibir imagens em frente aos olhos. A Meta afirmou que ainda não está perto de lançar o Orion, mas jornalistas que testaram o dispositivo disseram estar impressionados com a tecnologia. Afinal, óculos inteligentes são muito mais leves do que um headset completo.
Infelizmente, o relatório afirma que levará anos até que a Apple tenha seus óculos inteligentes prontos para mostrar ao mundo. Até lá, a empresa tem trabalhado em uma versão mais barata do Apple Vision Pro, além de uma segunda geração com um chip mais rápido.
Leia também: Franquia de tecnologia: saiba mais sobre opções de investimento
Imagem: Envato
Informações: Filipe Espósito para 9to5Mac
Tradução livre: Central do Varejo