De acordo com a GlobalData, premiumização, conveniência, mudanças geracionais e o uso de inteligência artificial (IA) estão transformando a indústria de destilados.
O relatório “Next-Gen Beverages: Bridging Affordability, Sensory, and Gen Z Preferences”, da Euromonitor International, aponta que millennials e Geração Z estão cada vez mais influenciando as vendas de destilados. Esses consumidores priorizam autenticidade, inovação e responsabilidade social em vez de lealdade a marcas.
Com a Geração Z entrando no mercado de trabalho e aumentando sua renda, ela se torna um público-alvo importante para as marcas. No entanto, suas preferências diversas representam desafios para os profissionais de marketing.
A IA também está desempenhando um papel crescente na indústria de destilados, impulsionando inovações no desenvolvimento de produtos, embalagens e atendimento ao cliente.
Marcas que utilizam IA estão liderando o setor
O relatório destacou que empresas de destilados com fortes capacidades em IA estão liderando o setor, já que a IA ajuda a atender às demandas dos consumidores por produtos premium e convenientes, além de melhorar a eficiência operacional.
“O estudo destaca que a premiumização é um catalisador de crescimento no mercado de destilados, e a inovação das marcas está respondendo a isso com ingredientes premium, artesanato de alta qualidade e técnicas exclusivas de produção, para atrair consumidores que buscam produtos de luxo,” disse Nisarga Save, consultor sênior e analista de bebidas da GlobalData.
“A tendência de conveniência está levando ao crescimento das categorias de FAB (Flavored Alcoholic Beverages) e RTD (Ready-To-Drink), que oferecem aos consumidores bebidas premium e de qualidade de bar em formatos pré-embalados e acessíveis, atendendo a quem deseja socializar em casa ou de forma independente,” acrescentou.
Leia também: Franquia de bar: um investimento promissor