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E-commerce: 11 passos para aumentar as vendas

Utilizar redes sociais, e-mail, marketing de influência e investir em anúncios é fundamental

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Imagem com cesta de compras em cima de teclado de computador, simbolizando o conceito de e-commerce

Se você deseja aumentar a receita do seu negócio, você tem três opções: você pode reduzir os custos, aumentar os preços ou aumentar as vendas. As duas primeiras opções são finitas — você só pode reduzir os custos até certo ponto sem sacrificar as operações, e aumentar os preços demais afastará os clientes. Aumentar o volume de vendas é onde as empresas de e-commerce podem encontrar o maior potencial de crescimento. Teoricamente, não há limite para o quanto você pode aumentar as vendas — você apenas precisa construir sua capacidade interna para atender à demanda. 

Expandir as vendas no e-commerce pode resultar em mais dinheiro no seu bolso e em uma perspectiva de longo prazo mais estável para a sua empresa. Aprenda algumas táticas para ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

Quais são os principais fatores que influenciam as vendas no e-commerce?

Tendências de mercado, atividades dos concorrentes, esforços de marketing e padrões de compra sazonais podem levar a flutuações nas vendas online. Apesar disso, os principais impulsionadores das vendas no e-commerce são simples: as vendas dependem de quantas pessoas visitam sua loja online, qual porcentagem se torna clientes e quanto cada cliente gasta em seus produtos ou serviços.

Melhorar o desempenho em qualquer uma dessas categorias pode ajudar os proprietários de lojas de e-commerce a impulsionar as vendas:

Tráfego da loja de e-commerce

O tráfego do site refere-se ao número de visitas à sua loja online. Em geral, um aumento no tráfego do seu site significa mais clientes em potencial e um aumento nas vendas do site.

Taxa de conversão

Sua taxa de conversão de e-commerce é a porcentagem de visitantes da sua loja online que fazem uma compra. Aumentar sua taxa de conversão pode ajudá-lo a aumentar as vendas, mesmo se você não aumentar o número de visitantes do site.

Valor de tempo de vida do cliente

O valor de tempo de vida do cliente (CLV, ou customer lifetime value) é o valor total de dinheiro que você ganha ao longo do relacionamento de um cliente com o seu negócio. Isso depende do valor de cada venda, da frequência de compra e da taxa de retenção de clientes. Melhorar a retenção de clientes, aumentar as compras repetidas ou aumentar o valor médio de cada venda pode aumentar o valor do cliente.

A melhor estratégia para aumentar as vendas no e-commerce depende do modelo de negócio, do orçamento de marketing e das forças e fraquezas do seu funil de vendas. Estas ideias podem ajudá-lo a aumentar o tráfego da sua loja online, aumentar as conversões e melhorar a retenção e a fidelidade do cliente:

Melhore o seu funil de vendas

Você pode otimizar seus esforços usando métricas de e-commerce para identificar pontos fracos no seu funil de vendas. Por exemplo, se você tiver uma alta taxa de conversão, mas relativamente poucos visitantes do site, pode concentrar-se em estratégias de marketing no topo do funil, como campanhas de mídia social e anúncios pagos. Se você tiver bastante tráfego no site, mas uma baixa taxa de conversão, pode se concentrar em melhorar a experiência de compra online para os visitantes do site.

Lance uma campanha de anúncios pagos

Executar anúncios pagos pode ajudar a aumentar rapidamente o tráfego da sua loja online. As campanhas de anúncios pagos podem incluir formatos tradicionais (como publicidade externa em outdoors, anúncios impressos em revistas físicas ou online e comerciais de TV e rádio) e publicidade digital (como mídia social, display e anúncios de mecanismos de busca).

A publicidade digital pode ser uma estratégia eficaz para empresas de e-commerce. Ela pode alcançar uma audiência grande e geograficamente dispersa e permitir que as empresas direcionem clientes em potencial com base em fatores demográficos, interesses e comportamentos de navegação. Os anúncios digitais também permitem que os clientes em potencial cliquem diretamente no seu site de e-commerce, facilitando a atribuição de vendas a anúncios individuais.

Faça parceria com um influenciador

O marketing de influenciadores envolve parcerias com um ou mais criadores de conteúdo para aumentar a conscientização da marca e impulsionar as vendas. Pode ser útil para aumentar o alcance e estabelecer credibilidade com clientes em potencial em segmentos de público de nicho.

As parcerias de marketing de influenciadores podem assumir várias formas. Programas de presente não remunerados consistem em enviar produtos gratuitos para criadores na esperança de obter cobertura, enquanto embaixadores de marca a longo prazo envolvem o estabelecimento de parcerias de longo prazo com criadores.

Distribuir códigos de cupom é uma maneira especialmente eficaz de usar o marketing de influenciadores para impulsionar as vendas. Encontre influenciadores populares entre seus clientes-alvo e os compense por compartilhar códigos de desconto com seus seguidores.

Use o marketing de redes sociais

Se um dos seus objetivos é aumentar o tráfego da sua loja de e-commerce, você pode usar o marketing de redes sociais para aumentar a conscientização da marca, educar o público sobre seus produtos, aumentar seguidores e incentivar os clientes a clicar no seu site. O marketing de redes sociais também pode ajudar a melhorar a retenção de clientes e incentivar compras repetidas, fornecendo valor a longo prazo.

Para maximizar seu retorno, selecione plataformas de redes sociais onde seus clientes-alvo estão ativos. Use uma ferramenta de gerenciamento de mídia social para ajudá-lo a criar e agendar conteúdo de qualidade, interagir com o público e acompanhar seu desempenho.

Ative as compras no aplicativo

As compras no aplicativo podem diminuir a barreira para a compra, permitindo que os compradores móveis comprem um item anunciado em uma plataforma de mídia social sem sair do aplicativo. Se você anuncia no TikTok, Instagram ou Facebook, também pode aumentar as vendas online aproveitando as funções de compra no aplicativo dessas plataformas.

Inicie uma campanha de e-mail marketing

Assim como o marketing de mídia social, o e-mail marketing pode aumentar a conscientização da marca, incentivar cliques para o seu site de e-commerce e gerar vendas. Também pode aumentar a retenção de clientes e incentivar compras repetidas. Por exemplo, você pode distribuir um boletim informativo por e-mail para fornecer entretenimento ou valor educacional aos clientes, aumentando a fidelidade e mantendo sua marca em mente. Você também pode usar e-mails promocionais para anunciar novos produtos, promoções ou outros eventos.

Melhore a experiência do usuário do seu site

Os bons sites de e-commerce são bonitos, funcionais e persuasivos. Faça uma auditoria no seu, prestando atenção especial aos seguintes elementos:

Design e marca

O design da sua loja online representa adequadamente a sua marca? É fácil para os clientes encontrar o que procuram? Você tem uma página inicial atraente que incentiva os clientes a explorar seu site?

Páginas de produtos

As páginas de produtos apresentam imagens de alta qualidade? As descrições dos produtos estão atualizadas e contêm as informações necessárias para que os clientes tomem uma decisão de compra? As avaliações dos clientes são exibidas claramente? São positivas ou negativas?

Processo de checkout

O processo de checkout é simples e intuitivo? Você aceita várias formas de pagamento e oferece suporte ao cliente durante o processo de checkout?

Exibição em dispositivos móveis

Seu site de e-commerce está otimizado para exibição em dispositivos móveis? Funções-chave como checkout e recursos de suporte ao cliente são compatíveis com dispositivos móveis?

Reduza o abandono de compra

A taxa média de abandono de compra é de cerca de 70%. Isso significa que, para cada três clientes que completam uma compra na sua loja online, sete desistem durante o processo de compra ou checkout. E-mails de lembrete e anúncios de retargeting podem ajudar a reduzir suas taxas de abandono de compra. Práticas recomendadas de checkout, como oferecer suporte e aceitar várias formas de pagamento, também podem ajudar.

Forneça incentivos para a compra

Oferecer incentivos para a compra também pode ajudar a impulsionar as vendas no e-commerce, especialmente se os clientes estiverem saindo do funil de vendas durante o checkout. Você pode oferecer um desconto na primeira compra de um cliente em troca da inscrição em e-mails de marketing. Ofereça descontos em todos os pedidos que excedam um determinado valor em dólares. Você também pode oferecer frete grátis, devoluções gratuitas ou garantia de devolução do dinheiro para reduzir a resistência à conclusão de uma compra.

Inicie um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade é uma estratégia de engajamento do cliente que reconhece e recompensa os clientes mais leais de um negócio. As empresas também os usam para incentivar comportamentos específicos, como fazer uma compra ou indicar um novo cliente. Programas de fidelidade podem ajudar as empresas a aumentar as vendas no e-commerce, melhorando as taxas de retenção de clientes, motivando compras repetidas e aumentando o valor médio do pedido.

Forneça um excelente atendimento ao cliente

Mais de 70% dos consumidores dizem que estão dispostos a gastar mais dinheiro quando uma empresa oferece um bom atendimento ao cliente, o que significa que fazer isso pode ajudar a aumentar as vendas com sua base de clientes existente. Isso também pode melhorar a retenção de clientes e aumentar o valor médio do pedido. As melhores práticas incluem oferecer suporte em vários canais, habilitar sistemas de autoatendimento e usar o feedback do cliente para avaliar seu desempenho.

Imagem com cesta de compras em cima de teclado de computador, simbolizando o conceito de e-commerce

Créditos: Shopify

Imagem: Envato

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