Economia

Instituto Foodservice Brasil lança guia de combate ao desperdício de alimentos

Criada por meio do Comitê ESG do Instituto Foodservice Brasil, ação marca os dez anos da entidade, e tem como objetivo engajar e capacitar empresas do setor para redução de perdas na cadeia alimentar e erradicação da fome

Published

on

Mãos juntas segurando diversos morangos

Prestes a alcançar o marco de uma década de existência, o Instituto Foodservice Brasil (IFB) anuncia o lançamento do Guia sobre Redução das Perdas de Alimentos e Doação de Produtos, neste mês de outubro. O projeto, realizado em parceria com a D&P Consulting, contou com a colaboração de associados e de vasta bibliografia global para se tornar um importante instrumento de disseminação de conhecimento, e é voltado para o combate ao desperdício de alimentos. Portanto, será público e aplicável a quase todas as empresas no ramo de alimentação, desde o grande produtor rural até o pequeno empresário dono de restaurante.

Aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é perdida ou desperdiçada anualmente no mundo, afetando negativamente aspectos sociais, econômicos e ambientais. Os dados são do relatório Os Rastros do Desperdício de Alimentos: Impactos sobre os Recursos Naturais, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Apenas o Brasil é responsável pelo descarte diário de 41 mil toneladas, o que posiciona o país entre os dez que mais desperdiçam comida no mundo, ainda de acordo com a FAO. Nesse sentido, torna-se evidente a necessidade do combate ao desperdício de alimentos.

“Com a criação do Guia foi possível tornar realidade o que para muitos será uma ferramenta fundamental para a redução das perdas e doação de alimentos não aptos à comercialização, mas, sim, ao consumo humano. Em um mundo com dados alarmantes sobre a quantidade de pessoas que vivem na insegurança alimentar, estamos certos de que essa iniciativa pode ajudar no incentivo de ações que amenizem o sofrimento daqueles que não têm o que comer. Trata-se ainda de uma contribuição técnica que toca os três pilares ESG”, destaca Rogério Barreira, presidente do IFB.

Ainda sobre o combate ao desperdício de alimentos, “Entender a gravidade da situação e adequar sua organização de forma segura e ágil trará vantagens competitivas de valor inestimável que ainda refletirão positivamente nos resultados e balanços publicados. Assim, o desafio está lançado, não apenas para nossos associados, como também para toda a sociedade”, complementa Barreira.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *