Economia
Marcas chinesas ganham com melhor qualidade e custo
Pesquisa feita pela consultoria Trendforesee constatou que mais de 79% dos consumidores aumentaram seu consumo de marcas da China
![](http://centraldovarejo.com.br/wp-content/uploads/2023/05/duas-meninas-pretas-excitadas-que-apontam-na-janela-da-loja-1.jpg)
Marcas chinesas estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores, de acordo com um recente relatório da Trendforesee Consulting Co. Em 2023, 79,9% dos consumidores aumentaram seu consumo de marcas chinesas, em comparação com 73,3% em 2020. Esse aumento não se limitou a um grupo específico, abrangendo todas as faixas etárias, com destaque para a geração pós-1990 e aqueles nascidos entre 2000 e 2005. O relatório aponta a melhor qualidade, a maior relação custo-benefício, elementos de maré nacional, melhor entendimento dos consumidores chineses e confiança cultural como razões para esse aumento.
O relatório também destaca o reconhecimento crescente da influência dessas marcas pelos consumidores. Em 2020, elas eram vistas como baratas, eficientes e práticas, mas em 2023, os consumidores também valorizam marcas ricas em patrimônio cultural, com artesanato engenhoso e confiáveis. Marcas chinesas líderes, como Huawei, Xiaomi, Li-Ning, Anta Sports e Midea, têm contribuído para esse apreço.
A confiança dos consumidores tem sido impulsionada pela diversidade de inovação oferecida por essas marcas. Novas marcas de consumo e marcas regionais têm promovido o desenvolvimento das marcas chinesas, aumentando a confiança dos consumidores nelas.
Em resumo, o aumento do consumo de marcas chinesas reflete a crescente confiança dos consumidores na qualidade e inovação dessas marcas, bem como o crescente orgulho nacional na China. Com a melhoria contínua da qualidade e uma atmosfera de consumo de marca mais sofisticada, é provável que essa tendência continue nos próximos anos.
Imagem: Freepik