Connect with us

Economia

Banco Central reduz Selic em 0,5 ponto

A taxa fica em 12,75%; BC chama a atenção para a necessidade de cumprir meta fiscal

Published

on

Cubos brancos com letras formam a palavra "Market". Ao fundo, pilha de moedas; Selic foi reduzida pelo Banco Central

Nesta quarta-feira, 20, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a Selic em 0,5 ponto, fazendo com que a taxa de juros alcançasse o menor patamar em 16 meses, de 12,75% ao ano (antes da baixa, 13,25%). 

A medida do BC seguiu estratégia anunciada no último encontro, em que já houve baixa. A decisão foi unânime entre os nove integrantes do comitê. De acordo com o grupo, a previsão é que nos próximos encontros também aconteçam reduções de 0,5 ponto, o que é considerado adequado para o momento atual do país.

Meta fiscal

Outro ponto trabalhado na reunião foi de frisar a importância de que o Governo Federal cumpra meta fiscal estabelecida, de zerar o déficit primário até 2024. A meta, porém, é vista com certa desconfiança por especialistas, que dizem não ser provável que ela seja atingida.

Segundo o Comitê, é importante que as metas fiscais sejam cumpridas para que a inflação continue sendo controlada e possa seguir ritmo de baixa, e para a continuação da política monetária estabelecida.

A primeira vez que o Copom baixou a Selic, em um ano, foi em agosto, apesar da pressão do Presidente Lula para que a taxa fosse reduzida. Porém, o BC se manteve “independente”, e seguiu com sua estratégia. A taxa atual é a menor registrada em 16 meses, só sendo maior que a registrada em maio de 2022, quando estava em 11,75%.

De acordo com especialistas, a baixa na Selic pode ajudar ações do governo, e também facilitar as compras do dia a dia da população, que podem sentir queda nos preços dentro de algum prazo. Para quem tem dinheiro aplicado no Tesouro Direto, os rendimentos podem diminuir um pouco.

Cubos brancos com letras formam a palavra "Market". Ao fundo, pilha de moedas; Selic foi reduzida pelo Banco Central

Imagem: Envato