Marketing
Com inflação, preço ganha peso na relação do cliente com a marca
Para driblar crise , muitos consumidores têm se mostrado mais influenciados pelos preços e menos fiéis a marcas específicas
Nos últimos anos, tem-se observado um comportamento cada vez mais comum entre os consumidores: a falta de lealdade às marcas. Isso se deve, em grande parte, ao poder de compra corroído pelo aumento dos preços de produtos e serviços. Para driblar a crise financeira, muitos consumidores têm se mostrado mais influenciados pelo preço e menos fiéis a marcas específicas.
A pandemia também teve um grande impacto no comportamento das pessoas. Com o aumento do desemprego e a redução da renda, muitos estão procurando alternativas mais baratas e acessíveis, o que leva a uma maior abertura para experimentar novas marcas. A digitalização do mercado também se acelerou, trazendo maior facilidade na comparação de preços e oferta de produtos similares e mais acessíveis.
Outro fator que tem contribuído para a falta de lealdade às marcas é a maior informação disponível sobre as empresas e seus produtos. Com o acesso às redes sociais e aos sites de avaliação, os consumidores podem facilmente comparar a qualidade e o preço das coisas, bem como ler as opiniões de outros, o que influencia diretamente em suas decisões de compra.
Por outro lado, a falta de lealdade às marcas pode ser um problema, mas por outro é uma oportunidade para as empresas que desejam atrair novos clientes. Ao oferecer produtos de qualidade a preços competitivos, as companhias ganham a chancc de conquistar novos consumidores e, com o tempo, fidelizá-los. Além disso, as empresas podem investir em campanhas de incentivo a vendas que também criem um relacionamento mais próximo com o consumidor.
No entanto, para manter a fidelidade, é preciso ir além do preço e oferecer qualidade, além de um bom atendimento. Afinal, a experiência do consumidor com a marca é um fator determinante na decisão de compra e na fidelidade à marca.
Por fim, é importante destacar que a falta de lealdade às marcas não é um fenômeno recente. Há anos, as empresas vêm enfrentando o desafio de manter os elos com o consumidor em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes. Nesse sentido, as empresas que souberem se adaptar e oferecer soluções criativas terão mais chances de se destacar e prosperar no mercado.
Leia também:
Com receitas, cupons de desconto e game, Diageo repagina loja online
Imagem: Freepik