Economia
Com juros altos, varejo fecha mais de 100 lojas nos últimos 12 meses
Conclusão é de levantamento realizado pela Ável Investimentos, que aponta que fechamentos foram puxados pelo Magazine Luiza
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As principais redes de varejo do país fecharam mais de 100 lojas nos últimos 12 meses devido às dificuldades enfrentadas por conta das altas taxas de juros, que estão em 13,75% ao ano. A conclusão é de um levantamento realizado pela Ável Investimentos e divulgado pela CNN, que aponta que os fechamentos de lojas foram puxados pelo Magazine Luiza.
De acordo com o documento, além da redução do número de unidades, a marca teve prejuízo de R$ 361,2 milhões nos primeiros três meses de 2023. Por outro lado, a Marisa registra saldo positivo na quantidade de lojas ao longo do ano, mas já anunciou recentemente que fechará 91 pontos em meio ao seu plano de reestruturação.
Em comunicado enviado à CNN, as Renner entende que as aberturas e os fechamentos são movimentos naturais do varejo, e ressalta que continua dando andamento ao seu plano de expansão. Para este ano, está prevista a abertura de cerca de 40 unidades, levando em conta todas as marcas da companhia.
Já a C&A apontou que a conjuntura macroeconômica de juros alto, inflação e endividamento das famílias têm impactado o varejo como um todo. Na visão da empresa, esse cenário enfraquece o consumo e restringe o poder de compra, o que acaba causando um volume menor de visitas às lojas e, consequentemente, de vendas.
Por fim, a Marisa revelou que 75 de suas unidades encerraram as atividades este ano, e que vem negociando junto suas dívidas junto a 300 fornecedores estratégicos e 1.000 fornecedores indiretos, com taxa de êxito de 90% até o momento.
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