Economia
Brasil se torna terceiro mercado de moda e beleza, atrás de Japão e EUA
Levantamento do Google e Offerwise, mostra que cerca de 67% dos brasileiros usam produtos de beleza para se sentirem bem
O interesse dos brasileiros por produtos de moda e beleza tem crescido cada vez mais. Segundo pesquisas realizadas pelo Google e Offerwise, o Brasil é o terceiro maior consumidor desses setores, ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. Esse aumento reflete nas buscas feitas na plataforma, que têm apresentado um crescimento anual entre 7% e 14%.
Os estudos revelam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, que busca produtos que proporcionem bem-estar e marcas com propósito alinhado aos seus valores pessoais. Cerca de 67% dos brasileiros afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentirem bem, independentemente da opinião dos outros. Além disso, 17% dos consumidores de beleza e 7% de moda consideram o propósito da marca ao decidir fazer uma compra.
Farouk Azanki, responsável pelo segmento de Beleza do Google Brasil, destaca que os consumidores buscam produtos que não apenas os façam parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam marcas com uma história além dos produtos, que transmitam credibilidade e não tenham um discurso vazio.
Os estudos também indicam que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar suas compras de produtos de moda (68%) e beleza (83%) nos próximos 12 meses.
No que diz respeito aos cuidados de beleza, os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros. Essa área é citada por 44% dos entrevistados como o principal ponto de identificação com o tema ‘beleza’, superando perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%). Os produtos para cuidados capilares também são os mais frequentemente comprados, com 78% dos brasileiros adquirindo pelo menos um item para os cabelos todos os meses. Isso supera o consumo de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
O consumidor brasileiro está mais confiante em suas decisões de compra, realizando pesquisas e acessando diversos canais em busca de informações e inspiração, especialmente influenciadores digitais. Cerca de 67% dos brasileiros procuram informações sobre produtos de beleza na internet, sendo que 91% utilizam a busca do Google como principal ponto de contato, seguido pelo YouTube, com 73%.
Os influenciadores têm um papel reforçado na decisão de compra dos brasileiros. Quatro das dez marcas de maquiagem mais procuradas no Google são de influenciadoras, e essas marcas também têm registrado o maior crescimento em interesse. O YouTube, em particular, desempenha um papel importante na criação de identificação e comunidades no universo da beleza, atraindo consumidores de diferentes perfis, como mulheres em busca de cuidados e conhecimento sobre produtos e tecnologias capilares.
Imagem: Freepik