Economia
De cara nova, Índice Stone aponta alta de 2,5% no varejo nacional em outubro
O Índice do Varejo Stone (IVS) registrou crescimento de 2,5% nas vendas do comércio brasileiro em outubro, após uma instabilidade em setembro, conforme divulgado pela Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 4%. Agora chamado de IVS, o índice acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país e, recentemente, passou por uma grande atualização para aprimorar sua análise do setor.
Inspirado na metodologia do Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED) dos Estados Unidos, o IVS baseia-se em transações realizadas por meio de cartões, vouchers e Pix do grupo StoneCo. O índice busca fornecer uma visão detalhada do varejo brasileiro, monitorando a atividade de pequenos, médios e grandes comerciantes para orientar estratégias empresariais e decisões de investimento.
De acordo com Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, o desempenho de outubro foi positivo tanto nas lojas físicas quanto nas online. “O setor também teve um bom desempenho no recorte regional e entre os segmentos analisados, recuperando boa parte da queda no mês passado. Com as expectativas altas para o segundo semestre, esses resultados podem ser um impulso extra para que os empreendedores intensifiquem a preparação para datas estratégicas como a Black Friday e o Natal”, explicou.
O Índice do Varejo Stone foi atualizado para incluir uma nova identidade visual, uma linguagem mais acessível e maior foco no comércio digital, além de incorporar dois novos segmentos de análise: “Combustíveis e Lubrificantes” e “Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico”.
Essas mudanças, de acordo com Rodolfo Luz, diretor de Marketing da Stone, visam tornar o índice mais alinhado às necessidades dos empreendedores e fortalecer a comunicação da marca Stone. A base de dados também será transferida do Instituto Propague para a plataforma da Stone, facilitando o acesso aos dados. “A base principal de dados será transferida do site do Instituto Propague para a nova plataforma de conteúdo da Stone. Além disso, a linguagem do relatório será ajustada para facilitar sua incorporação no dia a dia desse público. A ideia é tornar o produto mais acessível e fácil de consumir”, detalhou.
O novo Índice Digital do IVS analisa setores com maior volume de vendas online, como Artigos Farmacêuticos e Cosméticos, Equipamentos para Escritório, Móveis e Eletrodomésticos, Produtos Alimentícios e Vestuário. Em outubro, o comércio digital registrou alta de 3,2%, enquanto o comércio físico cresceu 0,4%. No acumulado do ano, o setor digital apresentou crescimento de 4,9%, superior aos 2,7% do comércio físico.
Entre os segmentos analisados em outubro, o setor de Tecidos, Vestuário e Calçados teve alta mensal de 1,8%, enquanto Hipermercados e Supermercados, embora tenham mostrado queda de 0,6%, indicaram uma recuperação em relação ao recuo de 2,8% em setembro. Artigos Farmacêuticos registraram crescimento de 2,1% no mês e de 5,8% no ano.
Outros setores, como Móveis e Eletrodomésticos, reverteram parte das quedas anteriores, com alta de 1,6% no mês. Livros e Papelaria e Material de Construção também apresentaram recuperação mensal de 2,5% e 5,1%, respectivamente.
Na análise regional, os estados que aparecem em destaque positivo são Roraima, Amazonas e Maranhão, com crescimentos anuais de 9,4%, 8,2% e 6,8%, respectivamente. Santa Catarina, Goiás e Paraná também tiveram crescimento, enquanto Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal apresentaram quedas de 3,4% e 0,6%.
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