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Dia do empreendedor: 5 dicas para empreender do zero

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Dia do Empreendedor

Inseguranças como a competitividade brasileira, incertezas jurídicas, questões trabalhistas, tributárias, logística, burocracia e muitas outras ainda pairam entre os brasileiros. Mas, para Erik Penna, especialista em empreendedorismo, existe lugar ao sol para todo mundo neste dia do empreendedor e, sendo o brasileiro criativo por natureza, é preciso apenas atento aos passos básicos para a jornada do empreendedorismo. Especificamente neste ano, percalços como o novo cenário da pandemia, inflação e juros altos, além da eleição, também devem ser levados em consideração.

Vai empreender e quer ter sucesso? Confira abaixo as dicas elaboradas por Erik Penna que, inclusive, lançou recentemente o best-seller ‘A Arte de Encantar Clientes’, um livro que ensina passo a passo como tirar a ideia do papel e, de fato, empreender. Confira:

  1. Primeiro, enumere algumas atividades que se identifique e goste
    O filósofo Confúcio já disse: “Encontre um trabalho que ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. Trabalhar com o que gosta é um passo certo na direção do sucesso, portanto, é importante escolher um labor aprazível. Como afirma Shawn Achor, autor do livro O Jeito Harvard de Ser Feliz: “A felicidade precede o sucesso”.
  2. O que você faz de melhor?
    Só gostar não basta, é preciso ter habilidade e destreza com a atividade empreendedora escolhida, afinal, a concorrência não perdoa quem atua abaixo da média. Ter senso de autocrítica será fundamental na hora de definir o rumo do empreendimento.
  3. As pessoas costumam pagar pela atividade que você escolheu?
    Além de fazer com maestria uma atividade, é vital pesquisar pessoas próximas para saber se elas realmente pagariam a quantia idealizada pelo produto ou serviço a ser ofertado no mercado. Até porque uma coisa é gostar, outra coisa é colocar a mão no bolso para adquirir algo e ainda ficar satisfeito com a decisão de compra. Aqui vale também refletir sobre qual será o canal de vendas a ser utilizado para melhor comercialização.
  4. Atente-se para ter um diferencial ofertado
    Antes de abrir o negócio, vale a pena pesquisar o mercado e a concorrência para saber o que já existe e criar algum diferencial em relação ao que já é habitualmente oferecido. Assim, não há risco de ser “mais do mesmo”, ou seja, apenas mais um no comércio. Identificar a vantagem competitiva de um negócio pode clarificar o direcionamento da empresa, nortear o nicho de mercado a ser atingido e definir o tipo de cliente a ser atendido.
  5. Analise também a lacuna de conhecimento
    É importante o empreendedor ter em mente que ninguém é perfeito e que o aprimoramento constante é um fator que impacta o sucesso ou fracasso na atuação. Perceber a competência que deve ser aperfeiçoada pode ajudar na manutenção e ampliação dos resultados do negócio. Um indivíduo, por exemplo, que se considera competente para costurar e produzir máscaras, mas que reconhece que não domina as técnicas de vendas e abordagem ao cliente, saberá que vai precisar fazer um curso de vendas ou contratar um profissional exímio na arte de negociar e vender com excelência.

Após avaliar todos esses pontos e colocá-los em prática, o empreendedorismo por necessidade poderá se transformar em oportunidade de sucesso e você poderá celebrar o dia do empreendedor no próximo ano!


Erik Penna fala sobre como encantar o cliente interno

*Erik Penna é autor do best-seller “A Arte de Encantar Clientes”. Figura como autor nacional mais vendido na Amazon na categoria atendimento ao cliente. 1º lugar no Brasil como “Palestrante em Excelência no Atendimento” no Google.

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