E-commerce
Febraban alerta sobre uso de IA em golpes no Dia das Mães
Entidade aponta os riscos de golpes disfarçados de promoções e indica compras em sites conhecidos
O Dia das Mães é uma data importante para o varejo e o e-commerce, mas também é um momento em que criminosos aproveitam para aplicar golpes na internet. A Febraban alerta para que os consumidores tenham cuidado ao fornecer dados pessoais e ao clicar em links de promoções mirabolantes de produtos que chegam por e-mail, SMS e mensagens de WhatsApp. A criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas de buscas e stories de redes sociais também é comum.
Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, aconselha os consumidores a sempre desconfiarem de abordagens suspeitas e a fazerem compras em sites conhecidos e pesquisarem comentários de outros consumidores em sites de reclamações. A fundação também recomenda que os clientes digitem o endereço da loja no navegador e verifiquem a média de preços dos produtos em vários sites conhecidos.
Os golpes também têm se tornado cada vez mais tecnológicos. O “golpe do pix”, por exemplo, tem circulado nas redes sociais com uma falsa promoção do Nubank para o Dia das Mães prometendo até R$100 via Pix para presentear a mãe. No entanto, essa promoção é falsa e os consumidores que colocam os dados em um cadastro acabam caindo no golpe. Steve Wozniak, cofundador da Apple, alerta para o risco de a inteligência artificial ser explorada por pessoas mal intencionadas e defende a necessidade de regulamentação no setor.
É importante ressaltar que já foram identificados casos de golpes de sequestro falso que usam a inteligência artificial para simular a voz das vítimas e enganar os familiares. É fundamental que os consumidores fiquem atentos e tomem precauções para evitar esses tipos de golpes, principalmente em datas comemorativas em que a movimentação no e-commerce é maior.
Imagem: Freepik