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Economia

Franquia Peça Rara faz balanço positivo de brechós

Líder em seu segmento, franquia de brechó busca ressignificar itens usados

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Fachada da rede Peça Rara Brechó; franquia tem mais de 100 lojas no país

Em 16 anos de atividade, a franquia Peça Rara Brechó tem bastante história para contar. Com mais de 12 milhões de itens de segunda mão vendidos, número que equivale a uma economia de 40 bilhões de litros de água, a rede comemorou o Dia Mundial do Second Hand (peças de segunda mão, em inglês) fazendo um balanço positivo do setor de brechó.

A empresa investe na economia circular através de seu programa de responsabilidade social, com o Instituto Eu Sou Peça Rara, criado em 2019, que incentiva a reutilização e a redução do descarte das peças de roupas. 

O processo consiste na realização de bazares beneficentes, oferecendo peças que não atendem os requisitos básicos para vendas ou que não foram comercializadas no período de seis a doze meses. Nos bazares, as peças selecionadas são vendidas por preços simbólicos de R$ 5 a R$ 50, com os valores revertidos a projetos sociais organizados por associações parceiras da franquia Peça Rara.

A iniciativa dá certo: o instituto, com quase 5 anos de funcionamento, já arrecadou mais de R$ 700 mil, com parte do valor sendo utilizada para a inauguração de uma creche da Peça Rara, com capacidade para receber até 300 crianças em três turnos. A abertura está prevista para o próximo mês de setembro, na região administrativa da Cidade Estrutural, cidade-satélite do Distrito Federal.

A fundadora e CEO da franquia Peça Rara Brechó conta que abriu a loja para ajudar no orçamento doméstico e criar seus filhos. “Meu sonho é abrir uma creche para cada nova loja Peça Rara. Atualmente, já temos mais de 100 lojas, ou seja, esse é um longo caminho a percorrer, mas acredito que os sonhos estão aí para serem realizados!”, afirmou Bruna Vasconi.

Além de Bruna, a atriz Deborah Secco também é uma das sócias da franquia Peça Rara. De acordo com ela, houve um grande avanço no segmento de brechós, embora ainda existam muitas pessoas resistentes a comprar peças usadas. “Eu vejo amigas, várias pessoas, artistas, usando roupas de segunda mão (second hand), alugando roupas de outras pessoas, emprestando looks. Durante muitos anos, nós pessoas públicas, não podíamos repetir roupas e isso já caiu por terra.”

As lojas da Peça Rara Brechó levam a sustentabilidade a sério. Sacolas plásticas foram substituídas pelas ecobags, de tecido, e o sistema de gestão da franquia é “zero papel”. É um passo importante a ser seguido por empresas da indústria têxtil, que produz cerca de 3% das emissões de CO2 do mundo e necessita de iniciativas mais sustentáveis.

Cumprir com os objetivos de desenvolvimento sustentável é o objetivo de Bruna Vasconi, CEO da marca. “O Peça Rara não é só um local em que são vendidos itens de segunda mão. As pessoas que nos cercam, de franqueados a funcionários das lojas, fornecedores e o cliente final, todos são “abraçados” com a ideia de repassar itens que não fazem mais sentido e podem ter uma nova destinação para outras pessoas.”

Além de oferecer itens de moda feminina masculina e infantil, a franquia Peça Rara traz produtos de decoração, como quadros, tapetes e vasos. São mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil divulgando a palavra dos brechós, como pede a sócia Deborah Secco. “É importante que não só eu, mas outras pessoas com grande visibilidade, sejam porta-vozes desse movimento. Isso faz com que você se sinta mais à vontade e queira fazer parte”.

Fachada da rede Peça Rara Brechó; franquia tem mais de 100 lojas no país

Imagem: Assessoria

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