Connect with us

Colunistas

Franquia que trabalha sozinha?

Published

on

franquia que trabalha sozinha

Há alguns dias em um renomado canal de comunicação em uma matéria sobre oportunidades e tendências, o título chamava atenção pela chamada de franquias com baixo investimento que poderiam trabalhar quase sozinhas. Caro leitor, quando achamos que o interessado em empreender pelo sistema de franquias está amadurecendo da visão estigmatizada há alguns anos de que franquia era um negócio que anda sozinho, me deparo com essa chamada de franquia que trabalha sozinha. Só me resta o “eu, hein?!?!?”

Vamos lá, não existe negócio que performe dentro de seu potencial sem gestão, sem trabalho, sem dono para puxar ou empurrar, então, não anda sozinho não. Claro, que existem variações de maior ou menor complexidade e também a maturidade do empreendedor em sua relação com o negócio ao longo do tempo, inclusive a ponto de conseguir ser multifranqueado da mesma marca ou de marcas distintas, mas ainda assim, quando chega nesse estágio, os negócios continuam não trabalhando sozinhos. Sempre será necessária a presença no negócio, que pode até não se traduzir na presença física no ponto de venda, mas a presença como gestor não poderá deixar de existir.

franquia que trabalha sozinha

Outro aspecto a ser observado é que mesmo com amadurecimento das formas de gerir um negócio, a ausência do empreendedor torna sua visão míope acerca de muitas oportunidades que poderiam ser aproveitadas na geração de novos negócios.

Assim, o que recomendo a você que está planejando para seu futuro empreender pelo sistema de franquias ou mesmo de forma independente, e nesse caso, recomendo mais atenção ainda, é o cuidado com a leitura de que existem negócios que andam sozinhos, ainda que tenham métodos e sistemas de tecnologia embarcados que favoreçam automação e praticidade, o que são absolutamente bem vindos e nesse caso, podem promover a possibilidade de menores custos de implantação e operação e mesmo mais velocidade de expansão, mas daí a “andarem sozinhos”, sugiro muito refletir sobre isso.

Não podia terminar sem trazer o antigo: “o olho do dono é que engorda gado”.


Arlan Roque, gerente executivo de expansão em rede de franquias líder no segmento e atua há no sistema de franquias há 20 anos. É autor dos livros “Franquias: tudo o que você precisa saber” e “Empreendedores de coração – histórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso”. Atualmente é membro da Comissão de Expansão da Associação Brasileira de Franchising (ABF).


Gostou de “Franquia que trabalha sozinha?”, leia também: Franquia não se vende

Imagem: Envato