Design
Gerente da BRF vê consumidor cada vez mais diverso e multisegmentado
Em entrevista exclusiva à Central do Varejo, Carolina Furlan fala sobre os desafios de trabalhar inovação em uma gigante do mercado
Entender que os riscos são inerentes ao processo e saber equilibrar a necessidade de resultado no curto prazo com o planejamento feito. Na visão de Carolina Furlan, gerente executiva de Inovação da BRF, dona de marcas famosas como Sadia, Quali e Perdigão, esse são os principais desafios de se trabalhar o tema inovação em uma marca tão consolidada. Em entrevista exclusiva à Central do Varejo, a profissional compartilha sua visão sobre o tema e ainda fala sobre as principais tendências de consumo que a companhia vem buscando atender. Confira.
Como é o desafio de trabalhar o tema inovação em uma empresa tão consolidada no mercado como a BRF?
O principal desafio é a questão da cultura e fazer as pessoas entenderem se estão aptas a entrar em um risco associado à inovação. Quando você lança produtos, por mais que passe por todas as pesquisas, tenha todas as pistas possíveis, muitas vezes é só quando testa o mercado que é possível entender realmente o resultado.
Por outro lado, a inovação está sempre associada a uma estratégia de negócio. Quando você de fato inova dentro de uma avenida que foi escolhida pela empresa, todas essas limitações acabam sendo minimizadas. Outro ponto importante é saber equilibrar a necessidade de entrega de um resultado de curto prazo, mas ao mesmo tempo sempre manter o pensamento no que foi planejado lá para frente.
Quais tendências recentes dos consumidores vocês têm buscado atender através das ações de inovação?
Hoje o consumidor está cada vez mais diverso e multisegmentado. Um produto ou uma solução dificilmente vão atender a um grupo muito grande de pessoas. Algo que vimos no pós pandemia é a questão da permissibilidade. As pessoas passaram a ter um momento para si, uma hora em que permitem comer algo mais indulgente.
Associado a isso, lançamos os hot bowls no início do ano, que são produtos saborosos e práticos que ficam prontos em quatro minutos, você segura com uma mão e come com a outra. Também estamos levando essa questão da indulgência para o público plant based, pois entendemos que o pessoal que está diminuindo o consumo de carne também está presente nas mesmas ocasiões e tem as mesmas necessidades que muitos outros consumidores.
Imagem: Divulgação