Colunistas
Gestão de Indicadores e Planejamento de Compra – Ferramentas contra a crise
Ambas as práticas são grandes diferenciais dos varejistas de sucesso e usam a tecnologia para melhorar eficiência da operação
![](http://centraldovarejo.com.br/wp-content/uploads/2023/05/conceito-de-controle-de-qualidade-padrao-m.jpg)
Não só em tempos de crise, mas principalmente neles, essas duas práticas que dão título ao texto se revelam como grandes diferenciais dos varejistas de sucesso e são também, nomes de dois dos mais importantes módulos das soluções de software da Universo Varejo. A Gestão de indicadores possibilita rápida correção nos rumos do negócio e tomada de decisão mais segura e profissional.
Esse módulo da Universo Varejo permite que gestores de redes e gerentes de unidades recebam informações atualizadas e relevantes ao negócio. Ao contrário de um BI – que permite consulta a informações – o módulo de Indicadores de Performance “empurra“ o dado aos usuários, que não mais precisam perder tempo buscando e relacionando informações e recebem o insight exato que precisam, dada a grande customização prévia realizada, utilizando o know-how de gestão de varejo da UV.
Completam os recursos dessa ferramenta, a possibilidade de acesso por grupos econômicos, o recebimento programado de relatórios por email e a possibilidade de infinitas relações entre dados, que são exibidos em cockpits, gráficos ou tabelas.
Já o módulo de planejamento de compra fornece tecnologia e conhecimento para cada vez mais estarmos próximos do sonho de todo varejista – Comprar a ponto de não sobrar produto e também não perder vendas.
O uso de algorítimos de suprimento como OTB (Open To Buy), que consideram metas de venda, representatividade por categoria, saldo de estoque possibilita uma compra muito mais correta e racional, que somada à gestão do ciclo de vida do produto, apoiada por uma eficiente análise de giro – também presente nesse módulo – resultam em substancial aumento de margens, pela redução nas remarcações e imobilização de capital em forma de estoque.
Os dois módulos trabalham usando dados dos sistemas de ERP e PDV e os principais players do mercado já estão integrados. Já com cases de sucesso em grandes redes de varejo e franquia, sua implantação é rápida e em muitos casos sem custos, sendo toda a dinâmica de troca de dados feita pelos aplicativos Universo Varejo.
Imagem: Freepik