E-commerce
Lojistas apontam marketplaces como principal foco na Black Friday
Relatório Tendências da Black Friday, feito pela Olist, mostrou que 73% dos lojistas pretendem focar nos marketplaces
Os consumidores brasileiros estão se preparando para gastar mais na Black Friday deste ano, prevista para ocorrer em 24 de novembro. De acordo com o Relatório de Tendências da Black Friday, elaborado pelo Olist, um ecossistema especializado em soluções de e-commerce para pequenas e médias empresas (PMEs), cerca de 50% dos consumidores planejam desembolsar mais de R$ 500 durante a campanha, principalmente em marketplaces. O estudo, realizado com 1.600 entrevistados, será divulgado no Fórum E-Commerce Brasil, que acontecerá no Transamérica Expo Center, na zona sul de São Paulo, no dia 27 de julho.
A pesquisa revela que a escolha dos canais de venda pode ser determinante para os resultados das vendas. Dos lojistas entrevistados, 73% pretendem focar nos marketplaces para potencializar suas vendas, enquanto 41,7% investirão em e-commerce próprio. Redes sociais serão utilizadas por 29,2% para impulsionar os resultados, enquanto o interesse em vender por meio de lojas físicas é de apenas 20,6%.
Alexander Clein, diretor Comercial do Olist, ressalta os benefícios de trabalhar com marketplaces, tais como a possibilidade de expandir para diversos canais e não depender de uma única fonte de vendas. Além disso, ele destaca que, diferentemente de anos atrás, hoje há várias opções de marketplaces no Brasil, o que facilita a escolha para os vendedores. O baixo investimento em mídia também é um ponto positivo, desde que o lojista tenha produtos de qualidade, seja competitivo e consiga efetuar entregas rápidas.
Em relação aos consumidores, a pesquisa aponta que 45% deles pretendem fazer suas compras em grandes sites, como Mercado Livre, Americanas e Amazon, enquanto 22,2% preferem a experiência presencial em lojas físicas.
Sandra Montes, CMO do Olist, destaca a expectativa elevada dos consumidores para a Black Friday e ressalta a importância das marcas investirem em experiências de compra memoráveis, independentemente do canal de venda escolhido. Ela reforça a necessidade de colocar os clientes e suas necessidades no centro das estratégias para a campanha.
A pesquisa também identificou que o investimento em plataformas de e-commerce está crescendo entre os vendedores que desejam aumentar suas vendas. O número de lojistas com site próprio aumentou de 34,4% em 2022 para 66,3% em 2023, representando um crescimento de 92,7%. O uso de ERP cresceu 62,4%, PDV teve alta de 290% e o hub de integração aumentou 215%.
Alexander Clein alerta que aqueles que não se adaptarem às novas tecnologias e tendências do mercado acabarão perdendo oportunidades de crescimento. A adequação envolve garantir uma experiência similar tanto na loja física quanto na digital, além de sincronizar o estoque entre os diversos canais de venda e utilizar inteligência para decidir o sortimento de produtos e os preços.
Os lojistas também demonstraram preocupação com problemas que podem surgir nas vendas online, como a possibilidade de atrasos na entrega de produtos (12,9%) e reclamações no pós-venda (6,7%).
Por fim, em relação aos meios de pagamento, a maioria dos lojistas (63,4%) pretende incentivar o uso do cartão de crédito, seguido pelo Pix, com 38,1%, e pelo cartão de débito, com 13,4%.
Imagem: Freepik