Inovação
Luminae lança painel que ‘segue’ o sol e LED que elimina bactérias
Novidades têm potencial de ampliar eficiência energética no varejo, reduzir custos e aumentar a segurança para o consumidor
O Grupo Luminae Energia, que desenvolve soluções de eficiência energética, está lançando algumas novidades que devem ter um impacto importante para o varejo. A primeira é um painel fotovoltaico que utiliza espelhos de reflexão e acompanha a movimentação do sol, otimizando a captação dos raios. Além disso, a empresa também apresenta dois novos modelos de lâmpadas, sendo que um deles imita a luz do sol, valorizando as cores dos produtos, e o outro tem ação bactericida e pode ser usado nas áreas de preparo e manipulação de alimentos para trazer maior segurança ao consumidor.
Em entrevista exclusiva à Central do Varejo, o CEO André Ferreira dá maiores detalhes sobre os lançamentos, destacando que a energia é um custo muito importante na linha de despesa dos varejistas. “Nosso novo sistema utiliza espelhos de alta reflexão nas laterais dos painéis solares, aumentando a eficiência. O equipamento conta com um motor que gira a placa conforme o sol vai rotacionando desde o nascer do até o momento em que ele se põe. Com essa solução, é possível obter até 60% a mais de geração de energia no mesmo painel”, revela.
Na prática, o varejista consegue gerar uma quantidade maior de energia com menos paineis, o que reduz o custo de implantação, o peso no telhado e a área necessária para instalação do sistema. “O payback médio também fica mais curto. Em geral, o empresário precisa de seis a sete anos para recuperar o seu investimento, mas essa nova tencnologia é capaz de diminuir para apenas três. E toda a economia se reflete no lucro do varejista, que consegue elevar sua margem em até um ponto percentual”, aponta.
Por fim, Ferreira falou sobre as duas novas lâmpadas de LED que a Luminae está trazendo ao Brasil em parceria com a Nichia, principal fabricante do mundo no setor. “Estamos lançando com eles o LED optisolis, que tem um índice de reprodução de cor de 100%, equivalente à luz do sol. E para completar apresentamos também um LED antibactericida cuja luz mata 99% dos germes e bactérias do ambiente sem prejudicar a pele humana. Tem um potencial muito interessante de aplicação em câmaras frias, por exemplo”, encerra.
Imagem: Divulgação