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Novas tecnologias ajudam restaurantes a encontrar clientes de formas inovadoras, revela pesquisa do TheFork
Uma pesquisa do TheFork, plataforma de reservas de restaurantes pertencente ao TripAdvisor, revela que mais consumidores do Reino Unido buscam ativamente ofertas ao comer fora. Com base na análise dos dados de reservas no país, 40% das reservas foram realizadas utilizando alguma oferta especial.
De acordo com uma pesquisa da Mintel, 76% dos consumidores esperam gastar o mesmo ou menos com refeições fora de casa e pedidos para viagem em 2024 em comparação a 2023. Com os orçamentos mais apertados, o TheFork sugere que promoções são uma maneira eficaz de atrair e reter clientes.
Os dados também mostram que os britânicos valorizam especialmente economias substanciais. Entre as reservas realizadas com ofertas especiais:
- 60% optaram por descontos de 50%, destacando a popularidade de cortes expressivos nos preços;
- 20% escolheram descontos de 30%, sendo a segunda oferta mais popular;
- Quase 1 em cada 6 consumidores optou por descontos de 20%, tornando essa a terceira promoção mais escolhida.
Regionalmente, Londres lidera como o principal destino no Reino Unido para refeições com desconto, com 49% das reservas feitas utilizando ofertas especiais. Outras cidades também demonstraram grande interesse em promoções:
- Cardiff: 29%
- Birmingham: 23%
- Manchester: 22%
- Brighton: 19%
- Edimburgo: 14%
O futuro das refeições e o uso estratégico de tecnologia
Ao olhar para 2025, os restaurantes estão aproveitando a tecnologia de forma estratégica para prosperar em um ambiente desafiador. Ferramentas como o TheFork Manager permitem que os estabelecimentos monitorem e reduzam as ausências de clientes, desativando automaticamente as contas de usuários que registram quatro faltas em um período de 12 meses.
Táticas mais controversas, como o “preço dinâmico”, também estão em ascensão, com redes como o Wendy’s planejando adotá-las em 2025.
Assim como em muitos outros setores, o avanço de ferramentas de inteligência artificial (IA) acelerou em 2024, tendência que deve continuar em 2025. Restaurantes como o Dishoom implementaram uma ferramenta de IA para gestão de estoques, que reduziu o desperdício de alimentos em 20%.
Além disso, inovações como a “previsão de presença” estão ajudando restaurantes a oferecer o melhor valor possível aos clientes. Grandes redes como o Burger King já utilizam um sistema que coleta diversos critérios (como clima, estação do ano e eventos locais) para prever o movimento, permitindo ajustar equipes e estoques de maneira eficiente.
“Os hábitos alimentares do Reino Unido estão mudando conforme as pessoas procuram formas de aproveitar boas refeições fora de casa sem comprometer o orçamento,” diz Patrick Hooykaas, Diretor Regional do TheFork.
“Nossos dados mostram que os consumidores continuam valorizando o custo-benefício. À medida que avançamos para 2025, prevemos que o foco em refeições acessíveis continuará crescendo com a manutenção da crise do custo de vida, e estamos animados em apoiar tanto os consumidores quanto os restaurantes, oferecendo ainda mais maneiras de descobrir e desfrutar de refeições incríveis a preços excelentes.”
Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub
Tradução livre: Central do Varejo