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Economia

Pagamentos com cartões tiveram alta de 11% no 1º trimestre

No total, foram movimentados R$ 965 bi em transações nos primeiros três meses do ano

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cartão de crédito com aproximação; pagamentos com cartões

No primeiro trimestre de 2024, os meios eletrônicos de pagamento no Brasil registraram um aumento de 11,4% nas transações. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o volume total de pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pagos alcançou a marca de R$ 965 bilhões nesse período.

Entre as diferentes modalidades de pagamento, o destaque foi para o uso do cartão de crédito, que teve um crescimento de 14,4%, totalizando R$ 635,2 bilhões em transações. O uso do cartão de débito, por sua vez, manteve-se praticamente estável, com um movimento de R$ 241,2 bilhões (uma queda de 0,4%), enquanto o cartão pré-pago registrou um crescimento expressivo de 27,9%, atingindo a marca de R$ 88,5 bilhões.

No decorrer do primeiro trimestre, o número de pagamentos com cartões alcançou um recorde de 10,8 bilhões, o maior já registrado para um trimestre. O cartão de crédito foi o mais utilizado, com 4,7 bilhões de transações (um aumento de 13,3%), seguido pelo cartão de débito, com 4 bilhões de transações (2,9%), e pelo cartão pré-pago, com 2,1 bilhões de transações (25,6%).

O crescimento dos pagamentos por aproximação também cresceu, através do uso da tecnologia NFC, apresentando um aumento de 56,8% no primeiro trimestre de 2024 e totalizando R$ 305,3 bilhões em transações. Durante esse período, foram realizados mais de 5,1 bilhões de pagamentos por aproximação, um aumento de 43,2%.

Os dados da Abecs também mostram que são realizadas cerca de 57 milhões de compras por aproximação por dia, o que equivale a aproximadamente 2,3 milhões de transações por hora. 

Em março de 2024, os pagamentos por aproximação já representavam 57,7% do total de transações realizadas presencialmente, um aumento considerável em comparação com os 29,5% registrados em 2022. Essa ascensão é atribuída aos benefícios oferecidos tanto aos usuários quanto aos representantes dos comércios, como a agilidade, conveniência e segurança.

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Imagem: Envato