Marketing

3 maneiras de otimizar campanhas de volta às aulas para os varejistas

Published

on

volta às aulas

Com as férias chegando, é hora de pensar nas campanhas de volta às aulas. Enquanto a maioria das empresas foca suas campanhas de volta às aulas em estudantes do ensino fundamental e médio, frequentemente negligenciam dois segmentos importantes com crescente poder de compra: estudantes universitários e professores.

Marcas que ignoram esses grupos potencialmente perdem um enorme poder de compra: $780 bilhões para estudantes universitários e $329 bilhões para professores. Além disso, a temporada de volta às aulas é uma das épocas de compras mais movimentadas para ambos os grupos.

Reimaginar o marketing de volta às aulas para incluir estudantes universitários da Geração Z e professores pode ajudar a conquistar clientes fiéis desses segmentos. Aqui estão três táticas que marcas e varejistas podem usar para alcançar esse objetivo.

Incorpore produtos esquecidos no marketing de volta às aulas

Materiais escolares são a base do marketing de volta às aulas. Na verdade, educadores, em média, gastam entre $500 e $750 de seu próprio dinheiro todo ano em itens que seus alunos precisam. Mas estudantes universitários e professores que voltam às aulas também compram mais do que apenas materiais escolares, e marcas que destacam esses outros produtos podem se diferenciar e conquistar uma fatia ainda maior do mercado.

Em uma pesquisa da SheerID com estudantes dos EUA e do Reino Unido, os entrevistados disseram que, se recebessem um desconto para estudantes, seriam mais propensos a comprar móveis (20%), roupas, calçados e acessórios (49%) e produtos de beleza/cuidado pessoal (54%). Marcas poderiam atrair a atenção dos estudantes em uma campanha de volta às aulas oferecendo 25% de desconto em produtos de cama e banho ou uma promoção “compre um, leve outro grátis” em produtos selecionados.

Promoções de vestuário também atraem professores, que gostam de acompanhar as tendências dos jovens adultos. Além disso, serviços de assinatura de música, streaming e bem-estar são outras opções criativas que agradariam tanto aos estudantes da Geração Z quanto aos professores.

Criando campanhas de marketing criativas

As marcas podem reimaginar suas táticas de campanha de volta às aulas ao destacar valores compartilhados com a Geração Z e criar conteúdo autêntico.

Um valor da Geração Z que os profissionais de marketing devem priorizar, se estiver genuinamente alinhado com os valores da marca, é a sustentabilidade. Segundo pesquisa da McKinsey, os consumidores da Geração Z estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. Além disso, mais de 25% dos respondentes da pesquisa recente da SheerID disseram que práticas sustentáveis e éticas são uma das melhores maneiras para as marcas se destacarem da concorrência.

Leia também: Franquias sustentáveis: promovendo um futuro responsável

Um exemplo é a campanha de volta às aulas da Nature Valley. A marca de bens de consumo lançou um programa no TikTok para dar aos clientes a chance de ganhar equipamentos de volta às aulas, como mochilas e garrafas de água de marcas como L.L. Bean e Stasher. Ao promover produtos ecológicos, marcas como a Nature Valley podem demonstrar seus valores de forma dinâmica e engajar os consumidores.

Criar conteúdo envolvente e autêntico é outra maneira de capturar a atenção da Geração Z. Um exemplo é a campanha de volta às aulas do NFL Sunday Ticket. Para se adaptar aos fechamentos de escolas durante a pandemia, a empresa experimentou táticas como substituir comerciais ao vivo por animações e criar podcasts com apresentadores esportivos queridos. Isso permitiu ao NFL Sunday Ticket capitalizar nas conexões que os estudantes da Geração Z têm com os apresentadores, sem depender de meios convencionais para cativá-los. A campanha de volta às aulas do NFL Sunday Ticket resultou em um aumento de 29% no total de assinantes e uma taxa de renovação de 75%.

Faça ofertas exclusivas

Implementar ofertas exclusivas é outra maneira de marcas renovarem suas campanhas de volta às aulas tanto para estudantes da Geração Z quanto para professores mais jovens. Segundo a pesquisa da SheerID, 69% da Geração Z e 86% dos estudantes universitários da Geração Z disseram que seriam mais propensos a comprar de uma marca que lhes oferecesse um desconto para jovens adultos ou estudantes, respectivamente. Para os professores, o número sobe para 90%. E o valor da oferta exclusiva se estende além da primeira compra, aumentando a lealdade entre 67% dos estudantes e 71% dos professores.

Por exemplo, a Target fez uma oferta exclusiva de volta às aulas para estudantes e professores no ano passado, dando 20% de desconto. Essas ofertas exclusivas mostram que a Target valoriza tanto os consumidores da Geração Z que estão trabalhando para obter seus diplomas quanto os professores empenhados em colocar seus alunos no mesmo caminho.

Essa demonstração de apreço estabelece a base para a lealdade a longo prazo, que a Target otimiza verificando a elegibilidade para as ofertas dentro do Target Circle (seu aplicativo de fidelidade). A verificação previne fraudes e garante que a oferta seja exclusiva, mostrando a esses grupos que a Target realmente os valoriza. E integrar a oferta em seu programa de fidelidade dá à Target a capacidade de personalizar todo o marketing futuro para esses consumidores, lembrando-os de que são especiais aos olhos da Target.

Claro, a Target é apenas um exemplo do que poderia e deveria ser uma tendência mais ampla. Ao destacar produtos frequentemente esquecidos, reformular as táticas de campanha de volta às aulas e desenvolver ofertas exclusivas, as marcas fomentarão relacionamentos mais profundos com os estudantes da Geração Z e professores durante a próxima temporada de volta às aulas e gerarão oportunidades para a lealdade ao longo da vida.

Imagem: Envato
Informações: Bill Schneider para Retail Dive
Tradução: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *