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4 maneiras para varejistas conectarem-se com a geração Z
Os varejistas precisam começar a entender a Geração Z. Eles estão na faixa dos 20 e poucos anos e têm um poder de compra muito maior do que normalmente é creditado a eles — estima-se que alcançarão US$ 12 trilhões até 2030.
Essa geração cresceu com dispositivos em mãos, e as mídias sociais são seu principal canal de interação. Mas alcançá-los exige mais do que campanhas sociais chamativas ou descontos — eles são mais resilientes à propaganda direta e a tentativas superficiais de serem estudados. Para muitos varejistas, especialmente os que utilizam abordagens mais tradicionais de pesquisa, a Geração Z pode parecer um desafio.
Conquistar completamente a Geração Z começa por compreender sua diversidade, suas plataformas de descoberta e sua preferência esmagadora por conveniência.
1. Reconheça a diversidade dentro da Geração Z
Do ponto de vista comercial, a Geração Z pode ser a geração mais diversa atualmente. Eles abrangem múltiplas fases de vida: os mais jovens ainda estão na escola, enquanto os mais velhos já estão no mercado de trabalho.
Meus colegas da Geração Z no trabalho têm uma mentalidade completamente diferente dos meus filhos (também da Geração Z), que ainda estão na escola.
Os mais velhos dessa geração possuem um senso mais forte de identidade e independência financeira, enquanto os mais jovens ainda estão desenvolvendo essas características. Isso resulta em comportamentos de compra diferentes. Enquanto os mais novos priorizam itens acessíveis e na moda, os mais velhos procuram qualidade e produtos sustentáveis que estejam alinhados com seus valores.
Mas sua diversidade vai além da idade ou estágio de vida. De acordo com o Pew Research Center, apenas 52% da Geração Z é branca não hispânica, comparado a 61% dos millennials. Cerca de 25% são hispânicos, 14% são negros, 6% são asiáticos, e 5% se identificam como outra raça ou multirraciais.
Os varejistas devem refletir essa diversidade em suas campanhas de marketing. A Geração Z espera que as marcas mostrem uma ampla gama de pessoas, perspectivas e experiências. Se os diferentes subgrupos quiserem se engajar com sua marca, suas mensagens precisarão parecer específicas para suas circunstâncias. Eles buscam autenticidade nas marcas com as quais se relacionam e não têm medo de expressar suas opiniões.
2. Faça da conveniência sua maior prioridade
Acima de tudo, a Geração Z valoriza conveniência ao fazer compras. Plataformas como Amazon e Etsy treinaram essa geração — e o restante de nós, sejamos honestos — a esperar acesso fácil a várias opções em um só lugar.
Dados da Rival Technologies revelaram que a Geração Z compra apenas duas a três vezes por mês. Quando o fazem, procuram plataformas onde possam obter tudo o que precisam de maneira rápida. O momento em que enfrentam dificuldades ou problemas, muitos simplesmente desistem.
A facilidade das compras online é em parte impulsionada por políticas flexíveis de devolução. A Geração Z frequentemente compra vários itens, experimenta em casa e devolve o que não serve. Em todas as gerações, 24% das compras de roupas online são devolvidas. Esse comportamento é algo que os varejistas precisam considerar ao desenvolver políticas que atendam à demanda da Geração Z por flexibilidade.
Mais importante do que políticas de devolução, estamos descobrindo que a chave para conectar-se com essa geração está em uma experiência de compras multiplataforma e fluida. Com a preferência da Geração Z por compras via celular, otimizar sites e aplicativos para usuários móveis é essencial. Processos de compra com mínima interação e opções de entrega flexíveis manterão seus clientes da Geração Z voltando.
3. Use mídias sociais para descoberta, não para compra
Cerca de 90% da Geração Z utiliza plataformas sociais, tornando impossível para os varejistas ignorá-las. Mas o modo como eles usam essas plataformas é o que importa.
Em nossa pesquisa, descobrimos que TikTok, Instagram e YouTube são, principalmente, plataformas de descoberta para a Geração Z. Eles usam esses canais para conhecer novos produtos, ver o que influenciadores estão promovendo e consumir conteúdo de marcas conforme lhes interessa.
No entanto, eles raramente compram diretamente por meio dessas plataformas.
Apesar da suposição comum de que as mídias sociais são um motor direto de vendas, os varejistas devem focar em criar conteúdo envolvente e educativo que conecte-se aos interesses da Geração Z, em vez de pressionar por uma venda imediata. A primeira abordagem faz com que eles pensem em seus termos; a última está se tornando mais uma tentativa de conscientização tardia.
Trate as mídias sociais como uma oportunidade de trazer a Geração Z para o seu mundo, mostrando por que sua marca facilita a vida deles. Sabendo de suas preferências, é mais eficaz tratar as plataformas sociais como um ponto de contato inicial do que como uma conversão.
4. Repense seus descontos
Com a inflação aumentando os preços, não é surpresa que os membros da Geração Z sejam atraídos por descontos e promoções. Mas ofertas não são tudo.
Embora sensíveis a preços, nosso trabalho mostra que a Geração Z está disposta a pagar um valor maior por marcas em que confia ou cujos produtos estão alinhados com seus valores. Se eles percebem que você é transparente, autêntico e movido por um propósito, o desconto insignificante do concorrente não os convencerá.
Os varejistas precisam equilibrar preços competitivos com a demonstração de autenticidade da marca. A Geração Z tem um senso aguçado para falta de sinceridade. Dentro desse grupo, provavelmente haverá aqueles que vão criticar suas práticas — sejam elas descontos, mensagens ou valores da marca. É bom estar preparado. Empresas que comunicam claramente sua missão e demonstram impacto positivo — seja por meio de práticas sustentáveis, fornecimento ético ou causas sociais — têm muito mais chances de se conectar com este público.
Construa lealdade com simplicidade e autenticidade
Embora os comportamentos de compra variem, a base para construir lealdade permanece a mesma: confiança, conveniência, valor e autenticidade. Se você usar insights profundos para atender a essas necessidades principais, destacará sua marca em meio a abordagens menos refinadas.
Investir em pesquisa contínua e acompanhar as preferências em evolução da Geração Z também é essencial. Nossos insights mais profundos e detalhados sobre essa geração vêm de nossa tecnologia de pesquisa móvel e conversacional. Quando os varejistas aplicam essas metodologias mais envolventes em suas próprias pesquisas, conseguem adaptar suas estratégias em tempo real, garantindo relevância para essa poderosa geração.
Imagem: Envato
Informações: Andrew Reid para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo