Comportamento
69% dos clientes querem comida saudável em bares e restaurantes
Veja dicas para conseguir atender a essa demanda crescente dos clientes que buscam vida mais saudável
De acordo com uma pesquisa feita pela Risposta em parceria com o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), 69% dos clientes não estão satisfeitos com as opções de comida saudável nos bares e restaurantes.
“Os restaurantes têm se esforçado para oferecer mais opções de comida saudável, porém ainda há um longo caminho a percorrer. Muitas vezes, esses alimentos disponíveis são limitados, pouco atraentes ou não tão saborosas quanto os pratos tradicionais. É importante que os restaurantes invistam em inovação e na criação de receitas que sejam tanto nutritivas quanto apetitosas para atender à crescente demanda por alimentos saudáveis”, comenta Bianca Fraga, especialista em negócios gastronômicos.
O estudo também aponta que quase 40% dos frequentadores de estabelecimentos se submeteram a algum tipo de dieta nos últimos seis meses, sendo que 27,2% decidiram diminuir a ingestão de carboidratos e calorias, 7% realizam jejum intermitente e 4,6% aderiram a outros tipos de dieta.
Fraga, que atua há 12 anos no mercado de food service, acredita que os bares e restaurantes vão precisar se adaptar aos novos estilos de vida, como a alimentação saudável. “Para se manter competitivo, o setor deve diversificar o cardápio, oferecendo uma variedade de opções saudáveis que atendam às diferentes necessidades. Além disso, é importante fornecer informações claras sobre os ingredientes, ajudando os clientes a fazer escolhas informadas”, comenta a especialista.
Para não gerar desperdícios e aumento no investimento, Fraga orienta que os estabelecimentos podem integrar ingredientes que sirvam tanto para pratos saudáveis quanto para os tradicionais, evitando a necessidade de manter estoques separados. “Um cardápio bem planejado, que inclua pratos saudáveis e fáceis de preparar e ajustar conforme a demanda, também pode fazer a diferença. Também é importante adotar técnicas que minimizem o desperdício, como o uso integral dos ingredientes. Ouvir os clientes por meio de pesquisas para entender melhor suas preferências e ajustar o menu com base no feedback garante que as opções saudáveis sejam bem aceitas, evitando desperdícios e mantendo os custos sob controle”, orienta.