Economia
84% das pessoas devem aproveitar os descontos da Black Friday deste ano

De acordo com uma pesquisa da Alqia, mais de 84% dos consumidores devem aproveitar a Black Friday para ir às compras neste ano. Essa projeção equivale a um crescimento de 11% no número de pessoas que devem aderir à maior promoção anual do varejo, em comparação com 2024. Entre as categorias de produtos, eletroeletrônicos lideram a preferência do público, que em sua grande maioria deve fazer as compras em lojas físicas.
Em relação ao tícket médio, apesar de mais da metade dos participantes do estudo pretender desembolsar até R$ 500 nesta Black Friday, mais consumidores devem investir entre R$ 1 mil e R$ 3 mil e também na faixa acima de R$ 3 mil em relação ao ano passado.
“A Black Friday chega com bastante otimismo para o varejo. A maior promoção do ano acontece na data-limite de pagamento do 13º salário e em um cenário de maior taxa de emprego do que no ano passado. O consumidor está com mais recursos para aproveitar os descontos e pode inclusive antecipar as compras de Natal”, analisa Claudio Ximenes, diretor de Operações da Alqia.
O levantamento também revela que 53% dos consumidores pretendem desembolsar até R$ 500 nas compras da Black Friday deste ano e a faixa de investimento entre R$ 1 mil e R$ 3 mil apresenta alta de 4,6% na comparação com 2024, enquanto a acima de R$ 3 mil cresceu 8,4%.
Em um cenário de consumo omnichannel, a pesquisa mostra que quase 40% do público ouvido ainda pesquisa preços online e faz as compras em lojas físicas. Além disso, quase 20% também considera ações promocionais dos shopping centers na hora da decisão da compra e mais de 14% vai diretamente no shopping center de preferência e aproveita as promoções e oportunidades. Enquanto isso, 8% dos consumidores pesquisam preços e fazem as compras on-line.
Eletroeletrônicos é o segmento preferido de 36% das pessoas ouvidas na pesquisa para aproveitar os descontos da Black Friday, seguido de Moda, com mais de 14%, e um empate técnico entre Eletrodomésticos e Móveis e Artigos de Decoração, segmentos citados por cerca de 9% dos consumidores.
Para a pesquisa, a Alqia ouviu 46.465 pessoas entre os dias 5 e 12 de novembro de 2025 no Shopping Metrô Tucuruvi, Shopping Granja Vianna, SuperShopping Osasco e Pátio Cianê Shopping, no estado de São Paulo, Bossa Nova Mall e Via Parque Shopping no Rio de Janeiro, Shopping Uberaba e Uberlândia Shopping em Minas Gerais, Shopping Pátio Maceió e Via Verde Shopping, no Acre.
Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil
