Connect with us

Comportamento

Vegetarianismo: uma tendência inevitável para o varejo

Segundo dados do Vegan Business, 30 milhões de brasileiros são vegetarianos e cerca de 7 milhões, veganos

Published

on

Pessoa organizando prato de salada; vegetarianismo

O vegetarianismo tem se popularizado cada dia mais, e o varejo alimentício precisa se preparar para isso. Segundo o Vegan Business, se adotarmos a porcentagem mais conservadora (33%), existem cerca de 30 milhões de brasileiros vegetarianos, e aproximadamente 7 milhões de veganos. É comum, no entanto, encontrar relatos de adeptos ao vegetarianismo e veganismo que não conseguem encontrar opções suficientes de alimentação fora de casa, ou mesmo nos supermercados.

Esses conceitos, ainda hoje, despertam dúvidas em muitas pessoas. Inclusive, diversas pessoas se perguntam de onde vem a fonte de proteína dessas pessoas. “As leguminosas são uma excelente fonte de proteína. Além disso, são ricas em fibras, vitaminas e minerais, como o ferro, essenciais para uma alimentação nutricionalmente adequada”, explica Luana Godinho, nutricionista do Supermercados Mundial.

A Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ) orienta que os estabelecimentos devem se preparar para atender e fidelizar esse público, oferecendo opções variadas e equilibradas, com proteínas vegetais. Assim, é possível se adaptar às necessidades do consumidor e ganhar a sua preferência.

Como oferecer alimentação vegetariana?

“As leguminosas não são apenas alimentos nutritivos, mas também opções multifuncionais na culinária, e, dessa forma, são capazes de se adaptar a uma infinidade de preparações”, afirma Luana que reforça a versatilidade desses itens: “Do grão-de-bico à lentilha, esses ingredientes auxiliam em uma alimentação saudável e cheia de sabor”.

Desde hambúrgueres de feijão-preto até ensopados de lentilhas, as leguminosas oferecem um leque de possibilidades na cozinha. “Já pensou em fazer um chili vegano, onde o feijão se destaca como o ingrediente estrela? Ou quem sabe uma salada de grão-de-bico com um toque da culinária portuguesa ou até grega? A criatividade é o único limite quando se trata de incorporar esse grupo de alimentos em nosso cardápio diário”, fala a especialista.

Esses alimentos são ricos em proteínas de origem vegetal. “Quando possível, sempre combine com arroz, tornando esse prato uma fonte completa de proteínas. Por serem ricos em fibras, aumentam a saciedade e diminuem a absorção da glicose, sendo assim também recomendados para o tratamento de pessoas com diabetes. Quando consumidas junto com uma fonte de vitamina C, como um suco de laranja ou um tempero com limão, as leguminosas fornecem alto teor de ferro para o organismo, auxiliando também na prevenção e tratamento de anemias”, explica.

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *