Os gastos com a Páscoa 2024 estão altos graças aos dois bilhões de pessoas que celebram a data globalmente, refletidos nos impressionantes 81% dos americanos que participam da comemoração. Em resposta às principais motivações de gastos – tradição e socialização familiar – as marcas mais espertas estão intensificando suas estratégias por meio de marketing de influência autêntico, caças aos ovos digitais, mensagens simples “kidulting” e crossovers com o Ramadã.
Veja os exemplos a seguir.
A comunicação da marca Asda para a Páscoa 2024 continua sua estratégia de “manter a realidade” com humor para mostrar solidariedade com seu público principal. A chave? Pessoas reais e não convencionais (não influenciadores) – especificamente seus próprios funcionários e avós.
Reprodução: Asda
As avós aparecem em uma série de posts dedicados à Páscoa no Instagram e TikTok, após o lançamento dos vídeos Meet our Nans da marca no final de janeiro, mostrando avós em conteúdo de compras e recebendo quase uma aclamação cult. Cinco dos oito vídeos tiveram mais de 1,3 milhão de visualizações até o momento, e a página do TikTok da Asda até mesmo possui uma playlist dedicada às avós.
Também há pedidos para os espectadores indicarem suas próprias avós para serem apresentadas.
Lego (sutilmente) investe no “kidulting”
Usando a Páscoa 2024 para alavancar seu principal mantra sobre o poder rejuvenescedor do brincar para todas as idades (e mantendo um público ultra amplo), a gigante dinamarquesa dos brinquedos, a Lego, destaca em seu site principal conjuntos de Páscoa para adolescentes e adultos, além de crianças. O movimento reforça sutilmente sua busca pelo setor de bem-estar.
Visando infundir conexões digitais com sentimentalismo pelo quarto ano consecutivo, a gigante britânica do chocolate, Cadbury, lançou sua campanha de esconde-esconde mundial. Por meio do microsite dedicado a campanha, os fãs podem esconder ovos digitais para seus entes queridos em qualquer lugar do mundo por meio de uma integração imersiva com o Google Maps Street View. Os buscadores recebem uma pista escrita personalizada por e-mail, WhatsApp ou URL. Os presenteados são incentivados a comprar um ovo físico da Cadbury após a revelação.
Este ano, a campanha é acompanhada por anúncios no Spotify, direcionando os usuários do serviço de streaming com interesses específicos, seguindo a a experiência de janeiro de 2024 da marca, onde os fãs fizeram um teste com base em suas preferências de consumo do ovo creme e receberam uma playlist do Spotify e uma pasta no Pinterest.
Mensagens da Purdys
A marca canadense, Purdys, está desafiando as crianças a escolherem entre seu chocolate ou um presente caro (quase todas escolheram o primeiro) para destacar como o simples muitas vezes é o melhor.
A marca americana de pizza, Papa Johns, lançou o Chapéu Bunnet de Páscoa para promover suas Hot Cross Bun Papa Bites. Esta não é sua primeira incursão na moda: a marca anteriormente reimaginou os uniformes de seus entregadores para uma coleção limitada e reciclada.
Já a loja de departamento britânica, Selfridges, lançou uma série de oficinas de artes e ofícios para crianças em suas filiais no Reino Unido em colaboração com a interativa Islamic Desi Doll Company, já que a Páscoa ocorre dentro do mês do Ramadã neste ano. Além de prestar homenagem ao multiculturalismo britânico (6,5% da população do Reino Unido se identifica como muçulmana), as oficinas estão em sintonia com a tendência de permitir que os consumidores se aproximem das marcas.
Imagem: Envato Informações: Stylus Adapatação: Central do Varejo