Design
Inovações em embalagens influenciam decisões de compra
As embalagens no segmento de bens de consumo vão muito além de simplesmente envolver produtos em uma concha protetora; como diz o velho ditado, este ‘vendedor silencioso’ permite que as marcas comuniquem valores, atraiam potenciais clientes e influenciem decisões de compra de várias maneiras sutis – e nem tanto.
Como talvez o ponto de contato mais importante para se envolver com os clientes, ela age simultaneamente como fonte de informação para sua marca e símbolo da qualidade e confiabilidade dos produtos contidos. Em outras palavras, ela desempenha tanto um papel logístico quanto de marketing, dizendo muito sobre a marca por trás dela num piscar de olhos. Em uma época em que os consumidores se deparam com uma escolha aparentemente infinita, as embalagens oferecem às marcas uma oportunidade única de capturar a atenção, evocar emoções e impulsionar as vendas.
É a única parte da mensagem de marketing que os clientes levam para casa após a compra. Isso significa que a forma deve se alinhar perfeitamente à função, sendo fácil de usar, conveniente para armazenar e deixando uma impressão estética duradoura nos clientes, incentivando-os a fazer compras repetidas.
À medida que as inovações em embalagens sustentáveis surgem e as preferências do consumidor evoluem, as embalagens continuam sendo uma parte fundamental da experiência do cliente. De acordo com um relatório de 2023 da McKinsey, enquanto a higiene e a segurança dos alimentos continuam sendo prioridade, 43% dos consumidores afirmam que o impacto ambiental é extremamente ou muito importante ao fazer uma compra. Entre os consumidores preocupados, a poluição dos oceanos é a principal questão em todas as gerações e regiões.
As marcas também podem se concentrar em educar os consumidores para aumentar a confiança e reduzir a incerteza. Em uma pesquisa de 2023, a Mintel descobriu que 64% dos consumidores acham difícil saber qual tipo de embalagem é mais sustentável, criando uma oportunidade para as marcas preencherem as lacunas e aumentarem a conscientização sobre como suas escolhas fazem a diferença.
A seguir, alguns exemplos de inovações em embalagens:
- THE ROOTIST A empresa de embalagens dos EUA, Morae, colaborou com a Ecovative, líder em embalagens feitas de cogumelo, para desenvolver uma bandeja feita inteiramente de micélio. Essa solução inovadora foi criada para a marca de produtos para cabelo sustentável The Rootist, refletindo seu compromisso com a sustentabilidade. A bandeja de micélio é biodegradável e pode ser facilmente compostada em casa.
- NOTPLA X MACK A empresa de produtos de limpeza ecológicos, Mack, agora está usando embalagens de detergente à base de plantas desenvolvidas pela startup de embalagens sustentáveis de Londres, Notpla, para suas cápsulas de detergente para a roupa e tabletes de lava-louças. As embalagens são compostas principalmente de plantas e algas e são projetadas para se dissolver na água sem liberar microplásticos.
- MAELK A Maelk, uma ideia criada pela agência de design do Uzbequistão, Taboo, transforma embalagens em uma ferramenta de prevenção de perdas alimentares e estende a vida útil do leite. O conceito envolve embalagens que revelam lentamente linhas que eventualmente formam uma garrafa de leite do lado de fora do recipiente. Quando a forma da garrafa aparece totalmente, o leite está vencido. Os clientes podem então misturar o leite com um pó bacteriano para criar kefir, uma bebida feita com leite fermentado.
- CHAMPAGNE TELMONT A empresa francesa Champagne Telmont está reduzindo o desperdício de fabricação usando o vidro criado quando os fabricantes de vidro mudam de cor para criar uma série única de garrafas de champanhe. Em colaboração com a fabricante de vidro Verallia, a casa de champanhe criará 193.000 garrafas de edição limitada em tonalidades que variam de verde escuro a canela. O uso dessas diferentes tonalidades economizará uma enorme quantidade de recursos e energia.
- ZËRNA A Zërna, uma cafeteria localizada em Tashkent, capital do Uzbequistão, usa embalagens feitas de lagenaria, um vegetal pertencente à família das abóboras. Inspirada em métodos tradicionais de conservação que usavam abóboras como recipientes de alimentos e especiarias, a Zërna desenvolveu uma alternativa sustentável às embalagens plásticas para suas frutas secas.
Imagens e Informações: GDR
Tradução: Central do Varejo