Economia
Vendas no varejo sobem 2,4% no primeiro trimestre, aponta IBGE
Setores de informática, artigos farmacêuticas e móveis e eletrodomésticos foram destaque no início de 2023
As vendas no varejo brasileiro registraram um crescimento de 0,8% em março de 2023 em comparação com fevereiro. Já em relação a março de 2022, houve um aumento de 3,2%, enquanto o crescimento nos últimos 12 meses foi de 1,2%. No primeiro trimestre do ano, o comércio varejista apresentou um crescimento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
A alta de 0,8% em março é considerada um resultado de crescimento, rompendo a estabilidade observada em fevereiro. Três das oito atividades do comércio varejista contribuíram para esse aumento: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (7,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e móveis e eletrodomésticos (0,3%).
Por outro lado, quatro setores apresentaram resultados negativos: tecidos, vestuário e calçados (-4,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%). O setor de hipermercados e supermercados, que tem maior peso no índice, manteve-se estável (0,0%), Diferentemente do ocorrido em fevereiro, quando houve uma queda de 0,8%, em março a inflação exerceu uma pressão menor sobre os resultados, não afetando negativamente o indicador de volume.
Na comparação entre março de 2023 e março de 2022, o comércio varejista apresentou um avanço de 3,2%. Cinco das oito atividades pesquisadas registraram taxas positivas, sendo os destaques: combustíveis e lubrificantes, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, hipermercados e supermercados, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e móveis e eletrodomésticos . Três setores apresentaram queda: outros artigos de uso pessoal e doméstico, livros, jornais, revistas e papelaria e tecidos, vestuário e calçados.
Em relação às unidades federativas, houve um crescimento de 0,8% no volume de vendas do comércio varejista em todo o país, com resultados positivos em 23 das 27 unidades da federação. As maiores altas foram observadas no Espírito Santo, Paraíba e Alagoas. Por outro lado, quatro estados apresentaram quedas: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins e Maranhão. No comércio varejista ampliado, que engloba materiais de construção e veículos, o crescimento foi de 3,6%, com resultados positivos em 22 estados. Tocantins, São Paulo e Paraná foram os destaques, enquanto cinco estados registraram quedas: Rio Grande do Sul, Ceará, Roraima, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Imagem: Freepik