Franchising
Master franqueada do BK aposta em dados e diminui custos em 20%
Além do Burger King, Zamp está também por trás da operação do Popeyes no Brasil e vem apostando em transformação digital
A Zamp, empresa responsável pela franquia master do Burger King e Popeyes no Brasil, está investindo em soluções de personalização de experiência para estimular o consumo nos restaurantes, segundo matéria do portal Mercado & Consumo. A estratégia da companhia envolve o reforço da equipe de transformação digital e a ampliação da equipe de tecnologia, visando alcançar melhores resultados e expandir a base de CRM.
De acordo com o vice-presidente de tecnologia da Zamp, Igor Freitas, o uso de dados primários para a aquisição de clientes resultou em um custo 20% menor em comparação com as segmentações tradicionais. Essa abordagem também levou a melhorias em indicadores como NPS, frequência de consumo e vendas identificadas.
Freitas ressalta que a empresa já utiliza dados de clientes em grande parte de sua mídia de performance. Por exemplo, ao lançar um novo sanduíche de frango, eles utilizam dados dos consumidores fiéis aos sanduíches de frango atuais para direcionar as ações de marketing. Além disso, a base de vendas identificadas é aproveitada para planejar estratégias de mídia mais assertivas, tanto online quanto offline.
O Clube BK, programa de fidelidade digital do Burger King, completou dois anos em março e já alcançou a marca de 12 milhões de downloads. Através desse programa, os clientes têm acesso a cupons e ofertas exclusivas para utilizar nos restaurantes da rede. Atualmente, aproximadamente 72% dos clientes já acumularam pontos no Clube BK.
Segundo Freitas, o Clube BK está sendo aprimorado constantemente, utilizando inteligência artificial para identificar os hábitos de compra dos clientes e fornecer cupons e ofertas personalizados. Esse nível de personalização é possível graças aos investimentos da empresa em tecnologia e vendas identificadas.
O investimento em transformação digital pela Zamp possibilitou a execução de campanhas publicitárias mais direcionadas, com segmentações específicas, gatilhos baseados em localização e comportamento. Os resultados foram significativos, com um aumento de 10 vezes na efetividade do modelo de cross-sell em totens de pedidos, e uma conversão de 2 a 3 vezes maior no ponto de venda através de recomendações individualizadas.
Compreender a jornada do consumidor, de acordo com o VP de tecnologia, não apenas aumenta a rentabilidade e a frequência de consumo, mas também fortalece o relacionamento de longo prazo com a marca e permite oferecer descontos mais adequados aos clientes.
Imagem: Freepik