Connect with us

Economia

Inflação acelera para 0,44% em setembro com tarifa vermelha de energia

Published

on

Conta de energia elétrica no Brasil

Divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE, a inflação de setembro ficou em 0,44%, 0,46 ponto percentual (p.p.) acima do resultado de agosto (-0,02%). O aumento foi causado principalmente pelo preço da energia elétrica residencial que passou de -2,77% em agosto para 5,36% em setembro, e pelo preço dos alimentos, que voltou a subir depois de dois meses de baixa.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula 3,31% em 2024, e nos últimos 12 meses, 4,42%. Em setembro, todas as localidades pesquisadas tiveram aumento nos preços, com destaque para Goiânia (1,08%).

Em relação à energia, a seca que acomete o País fez com que a bandeira tarifária saísse de verde em agosto para vermelha em setembro. Com isso, o preço da energia elétrica residencial passou de -2,77% em agosto para 5,36% em setembro.

“A mudança de bandeira tarifária de verde em agosto, onde não havia cobrança adicional nas contas de luz, para vermelha patamar um, por causa do nível dos reservatórios, foi o principal motivo para essa alta. A bandeira vermelha – patamar um – acrescenta R$ 4,46, aproximadamente, a cada 100 kwh consumidos”, explicou o gerente da pesquisa, André Almeida, em nota divulgada pelo IBGE.

Outro impacto importante para o aumento da inflação em setembro foi do grupo Alimentação e Bebidas (0,50%), que voltou a subir após dois meses de queda. Os itens que mais encareceram foram carnes bovinas e frutas como laranja, limão e mamão.

“A forte estiagem e o clima seco foram fatores que contribuíram para a diminuição da oferta [de carnes]. É importante lembrar que tivemos quedas observadas ao longo de quase todo o primeiro semestre de 2024, com alto número de abates. Agora, o período de entressafras está sendo intensificado pela questão climática”, analisa o gerente.

Na contramão, o grupo de Despesas pessoais (-0,31%) foi o maior responsável pelas quedas no mês, com diminuição nos preços do subitem cinema, teatro e concertos, principalmente em decorrência da semana do cinema.

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *