Comportamento
Aumento do custo de vida impulsiona compras de segunda mão e reparos
O aumento do custo de vida e o foco crescente na sustentabilidade estão levando os consumidores a adotarem compras de segunda mão e reparos, de acordo com a pesquisa Voice of the Consumer: Sustainability Survey 2023, da Euromonitor International.
A pesquisa revelou que 24% dos consumidores globais compram itens de segunda mão, enquanto 41% optam por reparar produtos quebrados para economizar dinheiro e reduzir o desperdício.
“Ações como desligar o aquecimento, reduzir o desperdício de alimentos, escolher opções de mobilidade mais eficientes em termos de combustível, reduzir o uso de eletrodomésticos, preparar refeições em casa, consertar itens e comprar produtos de segunda mão não apenas ajudam os consumidores a reduzir custos e evitar compras desnecessárias, mas também permitem que permaneçam fiéis aos seus valores e adotem estilos de vida sustentáveis,” explicou Jorge Zuniga, consultor sênior de insights sobre sustentabilidade da Euromonitor International.
Preferências por geração
O relatório também destacou que mais de 40% da geração Z e dos Millennials fazem compras de segunda mão regularmente, motivados por acessibilidade e estilo. Mais da metade das pessoas de 15 a 44 anos planejam comprar produtos usados em breve.
Por outro lado, gerações mais velhas estão mais focadas em reparar itens. A conscientização ambiental entre consumidores com 45 anos ou mais aumentou significativamente: 40% planejam comprar de segunda mão ou reparar produtos em 2023, em comparação com 28% em 2021.
Reciclagem e reparos pelo mundo
Comportamentos de reciclagem e reparos são mais prevalentes na América Latina, Europa e Ásia-Pacífico. Na América Latina, 40% dos consumidores adotam estilos de vida zero waste (desperdício zero), enquanto 36% dos consumidores europeus e asiáticos seguem a mesma prática. As Filipinas se destacam globalmente, com 56% da população identificada como “Zero Wasters.”
Embora Europa e América do Norte possuam mercados de segunda mão mais maduros, o engajamento dos consumidores está crescendo rapidamente na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio.
Destaques regionais
Índia, China e Arábia Saudita lideram essa transformação, com 42%, 34% e 30% dos consumidores, respectivamente, planejando aumentar os gastos com produtos de segunda mão no próximo ano.
A Índia exemplifica essa tendência, com quase 50% dos consumidores comprando e vendendo ativamente itens usados. Em contraste, no Reino Unido, há mais compras de segunda mão (38%) do que vendas (28%).
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo