Economia

Alimentação fora do lar deve subir mais de 6% em 2025

Published

on

Garçom loiro servindo feliz três pessoas (duas mulheres pardas e um homem negro) em um jardim com foodtruck; alimentação fora de casa

As pessoas devem comer mais fora de casa em 2025, mesmo nos cenários menos otimistas da economia brasileira. É o que indica o relatório “Perspectivas e Cenários para o Foodservice – 2025”, do Instituto Foodservice Brasil (IFB). A perspectiva é de que haja uma expansão da alimentação fora do lar de 6,9% em relação a 2024, quando já houve crescimento de 3,2%.

Entre os cenários traçados, o mais otimista projeta um PIB de 3,9% e aumento de 4,8% na força de trabalho, indicando um ano de expansão acelerada. Neste cenário, o IPCA seria de 2,9%, garantindo estabilidade para o setor. O cenário realista aponta crescimento de 3,2% no PIB e melhora de 3,3% na força de trabalho, com o IPCA controlado em 4,9%, sugerindo um ambiente favorável para o crescimento. Já o cenário pessimista, mesmo com o crescimento mais modesto de 2,9% no PIB e inflação de 6,9%, mostra que o setor deve permanecer resiliente, com adaptações em estratégias de precificação e controle de custos.

“O setor de foodservice está bem posicionado para crescer em 2025, impulsionado por fatores macroeconômicos favoráveis, avanços tecnológicos e mudanças nos hábitos de consumo. Empresas que adaptarem suas estratégias às tendências emergentes terão maior capacidade de capturar valor e de se destacar no mercado”, aponta Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB.

Alguns desses fatores são a maior renda disponível e a confiança do consumidor, que terão papel fundamental na dinâmica de consumo, com apoio nos avanços na empregabilidade e na recuperação do poder de compra da população.

“Os índices de confiança do consumidor mantiveram-se acima da média histórica em 2024, alcançando 103,4 pontos, indicando otimismo em relação à economia e maior propensão ao consumo”, destaca Devisate.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *