Economia
Gastos no Valentine’s Day devem bater recorde de US$ 27,5 bilhões em 2025

O cupido não está mirando apenas nos corações dos apaixonados neste ano, mas também em suas carteiras, de acordo com dados da National Retail Federation (NRF) sobre o Valentine’s Day.
“Seja para celebrar um parceiro romântico ou outra pessoa especial, o Valentine’s Day é significativo para muitos,” afirmou Katherine Cullen, vice-presidente de indústria e insights do consumidor da NRF. “Os consumidores querem maneiras especiais de presentear seus entes queridos e podem esperar que os varejistas ofereçam as melhores opções de presentes e promoções.”
Com um gasto médio de US$ 188,81 por pessoa, a NRF prevê que os consumidores dos EUA gastarão um recorde de US$ 27,5 bilhões no Valentine’s Day de 2025. Se confirmado, esse valor superará os US$ 25,8 bilhões de 2024 e ultrapassará ligeiramente o recorde anterior de US$ 27,4 bilhões em 2020.
Maioria dos americanos pretende participar da data, com doces e flores no topo da lista
Uma pesquisa da NRF e Prosper Insights & Analytics revelou que a maioria dos consumidores (56%) planeja comemorar o Valentine’s Day este ano, um leve aumento em relação aos 53% de 2024. Os homens demonstram maior interesse na data do que as mulheres: 55% afirmam que vão celebrar, contra 51% no ano passado.
Os cinco principais tipos de presentes escolhidos foram:
- Doces – 56% dos entrevistados;
- Flores – 40%;
- Cartões comemorativos – 40%;
- Jantar fora – 35%;
- Joias – 22%.
Embora as joias ocupem a quinta posição na lista de popularidade, elas lideram em participação nos gastos, totalizando US$ 6,5 bilhões.
Leia também: 8 em cada 10 consumidores planejam comprar joias de diamantes naturais em 2025
Outros segmentos movimentam:
- Jantares românticos: US$ 5,4 bilhões;
- Flores: US$ 2,9 bilhões;
- Doces: US$ 2,5 bilhões;
- Cartões comemorativos: US$ 1,4 bilhão.
Americanos presentearão mais amigos e colegas
Embora seja natural que os consumidores gastem mais com seus parceiros, uma nova tendência está ganhando força:
- 32% dos entrevistados disseram que comprarão presentes para amigos, a maior taxa já registrada na pesquisa;
- 19% pretendem presentear colegas de trabalho, um aumento em relação aos 16% de 2024;
- 32% planejam comprar algo para seus pets, mantendo o mesmo patamar do ano anterior.
“Os consumidores querem celebrar o Dia dos Namorados de diferentes maneiras, demonstrando carinho por diversas pessoas ao seu redor”, afirmou Phil Rist, vice-presidente executivo de estratégia da Prosper Insights & Analytics.
“O crescimento na compra de presentes para amigos, colegas e até animais de estimação reflete o interesse crescente em comemorar todos os tipos de relações significativas.”
Compras online lideram, mas lojas físicas ainda têm força
Sobre onde os consumidores pretendem gastar seu dinheiro nesta temporada de amor, os dados da NRF indicam uma preferência por compras online.
- 38% dos entrevistados afirmaram que comprarão pelo menos alguns de seus presentes pela internet;
- 34% planejam comprar em lojas de departamento;
- 29% optarão por lojas de desconto;
- 18% buscarão produtos em lojas especializadas e floriculturas.
Já um estudo da Numerator, citado pela Chain Store Age, apresentou números um pouco diferentes:
- 64% dos entrevistados disseram que participarão das compras para o Valentine’s Day;
- Os principais pontos de venda serão grandes redes varejistas (44%) e supermercados (35%).
Apesar das variações nos dados, o jantar fora e a troca de presentes continuam sendo as formas mais comuns de comemorar a data, com os gastos distribuídos entre vários canais de varejo.
Imagem: Envato
Informações: Nicholas Morine para Retail Wire
Tradução livre: Central do Varejo