E-commerce
TikTok Shop pode movimentar R$ 39 bi no Brasil até 2028, aponta estudo
Um estudo do banco Santander aponta que o TikTok Shop, plataforma de e-commerce da rede social controlada pela chinesa ByteDance, pode atingir um volume de mercadorias movimentadas de até R$ 39 bilhões no Brasil até 2028. A projeção considera um cenário de crescimento semelhante ao observado nos Estados Unidos e na Europa.
Caso a funcionalidade de compras do TikTok seja lançada no Brasil a curto ou médio prazo, o relatório estima que a plataforma poderá conquistar entre 5% e 9% do mercado de e-commerce do país nos primeiros três anos de operação.
O Brasil é um dos principais mercados do TikTok, com 111 milhões de usuários, atrás apenas da Indonésia e dos Estados Unidos. Atualmente, o TikTok Shop está disponível em oito países: Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, Malásia, Reino Unido, Singapura, Tailândia e Vietnã. A América Latina, especialmente Brasil e México, pode ser incluída na expansão da plataforma ainda neste semestre. Em 2024, globalmente, o TikTok Shop registrou quase US$ 33 bilhões em vendas de produtos.
O estudo do Santander também avalia que a ampliação para novos mercados pode estar relacionada a desafios regulatórios enfrentados pela ByteDance nos Estados Unidos. Em janeiro, a empresa foi alvo de sanções que, apesar de posteriormente revertidas, geraram um cenário de incerteza.
De acordo com o relatório, a plataforma de compras do TikTok pode impactar setores específicos do comércio eletrônico brasileiro, como moda e beleza. O estudo sugere que, além de representar concorrência para plataformas já consolidadas, o TikTok Shop pode se tornar um novo canal de vendas e marketing para marcas atuantes no setor.
Imagem: Reprodução/NPR