Operação
Credores da Forever 21 investigam venda de propriedade intelectual para a Authentic Brands

Um comitê de credores quirografários da Forever 21 se opôs ao plano de falência apresentado pelos devedores e está investigando o que descreve como uma transferência dos ativos de propriedade intelectual da marca de fast fashion, de acordo com documentos protocolados na semana passada no Tribunal de Falências dos EUA para o Distrito de Delaware.
“As perspectivas de uma venda como empresa em funcionamento são sombrias, considerando que os Devedores parecem ter vendido seus valiosos ativos de propriedade intelectual da Forever 21 para uma subsidiária da Authentic Brands Group, uma afiliada dos principais acionistas dos Devedores, antes da data do pedido [de falência]”, escreveu o comitê no documento.
O comitê faz referência a uma declaração de Stephen Coulombe, codiretor de reestruturação da F21 OpCo, a entidade que entrou com pedido de recuperação judicial sob o Capítulo 11 em 16 de março e que representa essencialmente a operação da Forever 21 nos EUA.
Coulombe não fornece detalhes sobre qualquer transação que possa ter transferido a propriedade, mas afirma que, sem a “valiosa propriedade intelectual”, é improvável que a varejista consiga continuar “como empresa em funcionamento”.
Um porta-voz da Authentic confirmou que, em algum momento após o início de 2020, a empresa passou a deter 100% da propriedade intelectual da Forever 21, após tê-la compartilhado por um período com os fundos imobiliários (REITs) de shoppings Simon Property Group e Brookfield. O porta-voz acrescentou ainda que o atual processo de falência não afeta o fato de que a propriedade intelectual continuará sendo totalmente da Authentic.
Um consórcio formado pelas três empresas, chamado Sparc Group, adquiriu a Forever 21 durante seu último processo de falência em 2020. Isso incluiu todas as marcas registradas, propriedade intelectual e licenças de propriedade intelectual da Forever 21, conforme documentos judiciais daquele ano.
Posteriormente, em 2020, o Sparc se tornou uma joint venture 50/50 entre a Simon Property Group e a Authentic, encarregada da operação de diversas marcas; o Sparc não tinha participação na propriedade intelectual delas. Em 2021, a Brookfield informou que havia vendido sua participação na Forever 21.
O Sparc Group mudou tanto sua estrutura acionária quanto seu portfólio mais de uma vez antes de ser incorporado à Catalyst Brands, uma combinação com a J.C. Penney, no início deste ano. A Authentic também é investidora da Catalyst.
Imagem: Mike Mozart/Creative Commons
Informações: Daphne Howland para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo